Em 2021, com a retomada do esporte, a Bigmidia foi novamente parceira estratégica de confederações, federações, ligas, associações e clubes na realização de eventos, pois o Sistema de Gestão Esportiva (SGE) contribuiu para o sucesso de importantes competições esportivas. Com uma plataforma completa e integrada, as entidades tiveram à disposição ferramentas para cadastro, inscrição on-line, súmula eletrônica, transmissão, interação e divulgação dos resultados. Tudo de forma eficiente, ágil e assertiva.

Com uma ampla experiência em softwares voltados para entidades esportivas, a Bigmidia está sempre buscando incorporar mais funcionalidades ao SGE. O objetivo é garantir que todos os trâmites possam ser reformulados e automatizados. Além do ganho de eficiência nos setores administrativos, as soluções tecnologias vêm transformando a forma com que as competições esportivas são realizadas no Brasil.

“Já são mais de 13 anos de muito trabalho e várias soluções para os mais variados esportes. Esse know-how nos permite identificar rapidamente os processos que podem ser aprimorados por meio da tecnologia e desenvolver a solução mais adequada aos nossos parceiros. Em 2021, tivemos a honra de, mais uma vez, contribuir de forma relevante para o sucesso de grandes e importantes eventos. O retorno positivo que tivemos já nos motiva a inovar ainda mais no próximo ano”, afirma o sócio da Bigmidia Daniel Carvalho.  

Um esporte que demandou soluções bem específicas para o seu sistema de competições foi a Ginástica. Com a implementação do SGE, a elegibilidade dos atletas para as provas em cada aparelho agora é verificada automaticamente no ato da inscrição e também é possível informar se a música que será usada durante a apresentação possui letra ou não.

Em 2021, dezenas de competições foram realizadas pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) por meio do Sistema de Gestão Esportiva, muitas delas registrando número de participantes superior às edições anteriores, uma clara sinalização de que a plataforma on-line facilitou a adesão dos atletas. 

Tecnologias da Bigmidia garantem sucesso de importantes competições esportivas

Ao implementar o SGE da Bigmidia, invariavelmente, as entidades passam a oferecer um novo nível de experiências às comunidades esportivas. O impacto mais perceptível é em relação aos eventos e torneios.

Um dos exemplos é da Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais (CBSO). A partir da estruturação e automatização de vários processos inerentes às provas, a Bigmidia formatou um novo portal que permite a divulgação dos resultados das competições em tempo real. Assim, no website da Saltos Brasil, os entusiastas do esporte podem ver cada nota obtida pelos atletas, além, claro, da classificação final.

As soluções em tecnologia da Bigmidia também foram usadas na seletiva de saltos ornamentais que definiu a equipe que representou o Brasil na Copa do Mundo e Sul-Americano de Saltos Ornamentais. Já no ato da inscrição, os atletas puderam informar quais movimentos seriam realizados nos saltos para que os jurados pudessem avaliar toda a execução.

Essa modernização fez com que os cálculos das notas ocorressem de forma instantânea, permitindo que os resultados oficiais fossem divulgados no placar eletrônico e até em transmissões televisivas.

Outra parceria que levou mais tecnologia para as piscinas foi com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), cuja seletiva para os Jogos Olímpicos de Tóquio contou com o SGE para melhorar a experiência de quem acompanhava a competição.

Familiares, amigos e fãs dos competidores puderam ver as disputas ao vivo pela TV CBDA, pelo Canal Olímpico do Brasil e pelo canal BandSports. As informações sobre os atletas e sobre a competição veiculadas em texto durante as transmissões foram geradas pelo sistema desenvolvido pela Bigmidia.

“Toda essa infraestrutura de comunicação entre os bancos de dados, o software de cronometragem eletrônica e o sistema de geração de caracteres que projeta conteúdo nos placares eletrônicos e nas transmissões por vídeo foi viabilizada pelo SGE. Assim, os espectadores puderam acompanhar cada detalhe, cada parcial e vibrar a cada braçada dos nadadores pela tela da TV, do computador ou do smartphone. Tivemos um retorno muito positivo, pois propiciamos uma imersão do público na competição.”, destaca o sócio da Bigmidia Zac Zappellini.

Essa tecnologia de gerenciamento e divulgação de informações também passou a ser empregada nos eventos de natação do Minas Tênis Clube, em Minas Gerais. Um software desenvolvido pela Bigmidia integrou o novo e moderno placar eletrônico do clube com o sistema de competições oficial e o equipamento de cronometragem eletrônica.

Além das informações das provas, o software e o placar eletrônico abrem ainda a possibilidade de geração de mais receitas, pois permite a veiculação de conteúdo promocional durante os eventos, por exemplo, logomarcas de patrocinadores.

SGE facilita a organização de grandes eventos e potencializa o alcance das competições

Das piscinas para as quadras, a Bigmidia também vem revolucionado as competições individuais e coletivas. Na parceria com a Liga Paulista de Futsal (LPF), a súmula eletrônica do SGE trouxe a dinamicidade que os organizadores das competições desejavam. A ferramenta funciona on-line e off-line, possibilitando que árbitros e equipes de apoio consigam inserir com facilidade os registros das partidas, podendo inclusive disponibilizar informações para serem exibidas ao público por meio das mais diversas plataformas.

Nos torneios organizados pela Confederação Brasileira de Handebol, a funcionalidade também tem sido importante no controle do tempo oficial, no lançamento de scouts das partidas, na inclusão de informações sobre a comissão técnica, e na emissão e assinatura digital da súmula oficial.

Além das competições de alto rendimento, o Sistema de Gestão Esportiva da Bigmidia também se mostrou efetivo em eventos voltados para atletas amadores e em formação. No final de outubro e início de novembro, um grande desafio foi formatar a plataforma para as demandas dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s).

Após um hiato de 17 anos, o maior evento de estudantes do País contou com algumas das soluções da Bigmidia. Reunindo quase 8.000 participantes diretos de todos os estados na disputa de 17 modalidades, a competição teve o suporte dos sistemas de inscrições, cadastro e emissão das credenciais do SGE.

“Como o evento compreendia muitas modalidades, tanto individuais quanto coletivas, tivemos que desenvolver 30 subsistemas que geraram relatórios personalizados para a Confederação Brasileira de Desporto Escolar. Nos procedimentos que envolveram diretamente a nossa plataforma, mais de 80% dos usuários que responderam a uma pesquisa se disseram satisfeitos com a tecnologia”, destaca o sócio da Bigmidia Zac Zappelini.

O SGE pode garantir o sucesso de importantes competições esportivas

A Bigmidia tem participação ativa e contribuição decisiva no sucesso de importantes competições esportivas promovidas pelas entidades parceiras. São cerca de 20 mil confederações, federações, ligas, clubes e associações que interagem com mais de 400 mil desportistas por meio do Sistema de Gestão Esportiva.

São várias soluções em tecnologia para automatizar, modernizar e tornar mais eficientes os processos gerenciais, financeiros e operacionais. Entre em contato agora pelo (31) 3789-2322, pelo e-mail [email protected] ou clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp e tire todas as suas dúvidas!

Leave a Comment