Equipe de ginastas realizando apresentação durante competição

CBG se moderniza após investir na tecnologia do SGE

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) se moderniza após investir na tecnologia do Sistema de Gestão Esportiva (SGE) da Bigmidia. Por meio da plataforma, a gestão do cadastro, das documentações e das competições passou a ser automatizada, gerando agilidade e praticidade. Assim, a entidade conseguirá atender melhor clubes e atletas, além dos novos praticantes que estão iniciando nas modalidades depois do sucesso da nossa delegação nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

A parceria entre a CBG e a Bigmidia começou no primeiro semestre de 2020. Com o mapeamento dos processos, o SGE foi moldado conforme as demandas específicas das sete modalidades abrangidas pela Confederação: ginástica geral, ginástica artística masculina, ginástica artística feminina, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática.

“Desde o início, a equipe da Bigmidia nos ofereceu todo o suporte, inclusive nos finais de semana. Como eles já trabalham com outros esportes, a comunicação sempre foi direta e eficaz. Agora, o cadastro de atletas e inscrições para as competições são feitos pelo sistema, o que facilitou todo o trabalho que antes era feito de forma manual e necessitava de conferências”, destaca Diego Satiro da Cruz, da Secretaria Técnica da CBG.

Antes, as inscrições para uma competição eram feitas em folhas de papel. Os clubes preenchiam o formulário, enviavam para a federação e somente depois a documentação chegava para a CBG. Após esse processo, nem sempre os arquivos chegavam legíveis ou em tempo hábil.

Além disso, a equipe da Confederação precisava conferir todos os dados um a um para depois elaborar a listagem de competidores. Essa burocracia foi eliminada, pois, pelo SGE, no ato da inscrição por parte do clube, os parâmetros para a elegibilidade dos atletas para a competição e para as modalidades já é verificada. Dessa forma, a lista dos participantes dos campeonatos demorava dias para ficar pronta. Hoje, assim que acaba o prazo de inscrições, a lista já está disponível.

Essa automatização também acabou com os erros que ocorriam no preenchimento do formulário e que geravam contratempos durante os eventos. “Já aconteceu casos em que erros na hora de colocar a data de nascimento só foram identificados na hora da apresentação do atleta. Agora não tem mais esse tipo de situação. Isso é fenomenal”, complementa Diego Satiro.

Com sistema moldado para o esporte, CBG moderniza toda a gestão

Com a implantação do SGE, a Confederação Brasileira de Ginástica já colhe os frutos do ganho de eficiência nos trâmites internos e até na gestão financeira. Segundo Diego Satiro, o feedback por parte dos clubes é positivo, pois o pagamento das taxas, com a emissão de boletos e recibos, ficou bem mais prático. Já os pais de atletas passaram a ter acesso a determinadas sessões da plataforma recentemente e também estão aprovando a novidade.

“Esse projeto foi o mais desafiador, pois as modalidades da ginástica possuem diversas especificidades. No nosso sistema tivemos que colocar opções para a seleção do aparelho, da categoria, do número de atletas, o que determina no número de membros da comissão técnica, e até se a apresentação vai ter música, por exemplo”, relata o sócio da Bigmidia, Daniel Carvalho.

Nos últimos dois meses, mais de 15 competições foram realizadas por meio do Sistema de Gestão Esportiva. Um dos destaques foi a de ginástica rítmica juvenil, na qual se inscreveram 152 ginastas, número significativamente superior aos registrados nos últimos campeonatos.

A cada dia, a CBG se moderniza ao investir em tecnologia e está preparada para oferecer o suporte adequado aos atletas e atender os novos praticantes da modalidade. Isso porque, com o desempenho da ginástica nas Olimpíadas de Tóquio, em especial da Rebeca Andrade, cresceu a procura de crianças pelo esporte nos clubes. Com o SGE, a confederação está preparada para o aumento da base de federados.

“A parceria entre a Bigmidia e a CBG moderniza e incorpora mais tecnologia na ginástica brasileira. Um dos projetos é automatizar também o sistema de apuração, fazendo com que as notas sejam lançadas pelos árbitros e apuradas de forma imediata. Temos certeza de que as novas soluções que serão disponibilizadas para a comunidade esportiva vão facilitar a interação de todos e impulsionar as sete modalidades”, afirma o sócio da Bigmidia Zac Zappellini.

A Bigmidia tem as soluções certas para a sua entidade

O Sistema de Gestão Esportiva é um software desenvolvido pela Bigmidia para facilitar as interações entre atletas, clubes, ligas, federações e confederações. Dessa forma, ele moderniza o gerenciamento de dados e documentos.

Entre em contato agora pelo (31) 3789-2322, pelo e-mail [email protected] ou clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp e tire todas as suas dúvidas. Estamos prontos para ajudar a sua entidade a se aproximar de todos os públicos-alvo!

Leave a Comment