Entre os dias 18 e 20 de fevereiro, o Sistema de Gestão Esportiva (SGE) da Bigmidia foi utilizado na realização da seletiva de saltos ornamentais que definiu a equipe que representará o Brasil no Pan-Americano e no Mundial. A Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais (CBSO) que já utiliza o sistema para sua gestão de cadastros nacionais, agora, passou a utilizar nos processos de inscrição de eventos, de definições de saltos com graus de dificuldades e também com o software de apuração de notas durante as competições.

A parceria entre a Bigmidia e a CBSO, também conhecida como Saltos Brasil, tem cerca de 18 meses. A primeira etapa de implementação se concentrou na implantação da plataforma, personalização de dados para a modalidade e o cadastramento nacional de atletas.

Nesse processo, foram desenvolvidas ferramentas especificas em conjunto com o departamento técnico da modalidade. A segunda fase focou no sistema de inscrições e de apuração de notas, que entrou em operação em uma competição oficial nesta seletiva para a Copa do Mundo e Sul-Americano de Saltos Ornamentais, realizada no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

Em uma das várias funcionalidades, os atletas puderam informar aos árbitros quais movimentos seriam realizados nos saltos. A informação deve ser dada previamente para que os jurados possam avaliar toda a execução do salto.

Nova tecnologia do SGE na seletiva de saltos ornamentais

Durante a competição, também foi realizado um teste da exclusiva ferramenta mobile de apuração de notas dos competidores, que otimiza a divulgação dos resultados da competição.

Os profissionais da Bigmidia Igor Gonçalves (esq.) e Donovan Jheorges (dir.) deram suporte presencial e testaram novas funcionalidades do SGE com a supervisão do coordenador de eventos da Saltos Brasil, Hugo Parisi (centro)

“Foi uma boa experiência. Foi possível detectar pontos de adequação que já foram sanados. Também foi possível identificar pontos de melhoria que tornarão o fluxo de informações durante as competições ainda mais automatizados” afirma o sócio da Bigmidia Zac Zappellini.

O novo módulo do SGE foi utilizado na seletiva de saltos ornamentais paralelamente como teste. Pela nova tecnologia, os juízes utilizarão tablets para lançamento das notas dos atletas. Dessa forma, o procedimento será automatizado, e o controle central fará os cálculos, exibindo os resultados oficiais em súmulas, no placar eletrônico e até em transmissões televisivas.

O módulo de gestão e organização de competições e apuração de notas está sendo estruturado há cerca de cinco meses. Outras inovações também estão sendo desenvolvidas. “O SGE é um organismo vivo, que está em constante evolução”, ressalta o coordenador de eventos da Saltos Brasil, Hugo Pellicer Parisi.

A seletiva para o Sul-Americano e para a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais ocorreu durante três dias, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19. “Conseguimos entregar um evento com qualidade. Preparamos o ambiente para que os atletas pudessem dar o melhor. Principalmente nos últimos dois anos, a modalidade se desenvolveu bastante. Isso está trelado à profissionalização da gestão”, ressalta Hugo Parisi.

Durante a seletiva, profissionais da Bigmidia estiveram trabalhando presencialmente e de forma remota para dar todo o suporte aos organizadores.

Equipe de saltos ornamentais está definida

O Campeonato Sul-Americano vai acontecer em março, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Ingrid Oliveira, Giovanna Pedroso, Isaac Souza, Kawan Pereira, Anna Lucia Santos, Luana Lira, Ian Matos e Luis Felipe Moura compõem a equipe que vai representar o Brasil.

Já a Copa do Mundo será realizada entre os dias 18 e 23 de abril, em Tóquio. A competição é uma seletiva para a Olimpíada de Verão que também irá acontecer em terras nipônicas, a partir do dia 23 de julho. Se classificaram para o mundial Anna Lúcia Santos, Luana Lira, Ian Matos, Ingrid Oliveira, Giovanna Pedroso, Isaac Souza e Kawan Pereira.

A equipe da Bigmidia está na torcida e deseja muito sucesso aos atletas brasileiros!

Leave a Comment