A experiência na customização e na implantação do Sistema de Gestão Esportiva em uma entidade está entre os grandes diferenciais da Bigmidia. É por isso que essa tecnologia já é usada por mais de 20 mil entidades espalhadas pelo Brasil e pela maioria das confederações esportivas, abrangendo um universo de mais de 400 mil atletas amadores e profissionais. O segredo está na qualificação da equipe, que estuda todas as especificidades e assim consegue incorporar as rotinas administrativas, os processos gerenciais e os parâmetros das modalidades à plataforma, automatizando fluxos e promovendo economia, eficiência e uma melhor experiência para a comunidade esportiva. Entenda como é o trabalho da Bigmidia.

A primeira etapa, consiste no alinhamento com os gestores da entidade para definir como e com qual objetivo o Sistema de Gestão Esportiva (SGE) será utilizado. Cada confederação, federação, clube, liga ou associação possui um planejamento estratégico e o foco da Bigmidia é construir soluções em tecnologia que contribuam para os resultados dos projetos.

“Com a nossa expertise, podemos direcionar os nossos esforços para soluções que aumentem a base de atletas filiados, que reduzam o tempo de execução de determinados processos, que deem mais visibilidade ao esporte, que aumentem a interatividade com os fãs ou mesmo que ajudem na melhoria dos indicadores de gestão com vistas a viabilizar a captação de recursos junto a patrocinadores, órgãos governamentais, ao Comitê Olímpico do Brasil ou outras instituições de fomento ao esporte”, explica o sócio da Bigmidia Daniel Carvalho.

Banco de dados e cadastro de atletas no Sistema de Gestão Esportiva de uma entidade

Depois de alinhados os objetivos, a equipe da Bigmidia configura a infraestrutura de acordo com a necessidade da entidade, observando as ferramentas que serão desenvolvidas, o tamanho do banco de dados e a demanda de força computacional dos sistemas.  

Nesse ponto, é importante ressaltar que cada cliente tem a sua estrutura física independente, diferentemente de outros serviços e produtos disponíveis no mercado. A opção de um servidor dedicado possibilita segurança dos dados e controle dos processos.

Na parte de construção do cadastro de atletas, o cliente tem ampla autonomia para definir quais os campos obrigatórios, quais as informações opcionais e também se haverá a necessidade de alguma validação dos dados inseridos

“Há entidades que já no cadastro solicitam informações complementares que ajudam em questões técnicas da modalidade. Um dos exemplos é de uma confederação que disponibiliza espaço para que seja informado se o jogador é destro ou canhoto. Isso pode ajudar, junto com outros dados de scouts, na identificação de atletas com potencial para suprir determinadas carências em seleções da modalidade, por exemplo”, ressalta o também sócio da Bigmidia Zac Zappelini.

Já para os esportes paralímpicos, é possível formatar o cadastro conforme as regras de classificação funcional. Isso facilita inclusive os trâmites envolvendo as avaliações e as inscrições dos atletas em competições.

Após construído o cadastro de atletas, os profissionais da Bigmidia oferecem todo o suporte durante a migração e importação dos dados já existentes, de modo a tornar o procedimento o mais prático e rápido, sempre preservando a integridade das informações e o histórico da modalidade.

Ferramentas administrativas do Sistema de Gestão Esportiva para entidades

O desenvolvimento e implantação do Sistema de Gestão Esportiva em uma entidade são realizados em conjunto com os seus profissionais e gestores. Assim, a plataforma consegue incorporar as rotinas administrativas e os processos gerenciais com o benefício de automatizar grande parte do fluxo de informações e das documentações. As ferramentas financeiras informatizam e integram procedimentos relacionados à arrecadação das taxas, às cobranças de anuidades e mensalidades, às contas a pagar e às receitas diversas e aos meios de pagamentos digitais disponíveis no mercado (cartão, boleto e Pix).

Isso permite acompanhar de forma instantânea o fluxo de caixa, a execução orçamentária e ter um panorama financeiro da entidade. Outra grande vantagem é a de que os profissionais da entidade ficam dispensados de realizar várias tarefas burocráticas do dia a dia. Assim, eles têm mais tempo para se dedicar ao atendimento aos públicos e a tarefas estratégicas, o que resulta em maior eficiência dos recursos humanos da organização.

Soluções para realização de competições

Na área esportiva, o Sistema de Gestão Esportiva é customizado conforme as especificidades de cada esporte. Na ferramenta para eventos e campeonatos, a validação das inscrições pode ocorrer instantaneamente, a partir do cruzamento dos dados do atleta cadastrado com os parâmetros da competição, como idade, gênero, categoria, modalidade, situação do federado junto à entidade, entre outros.

Os clientes da Bigmidia também têm à disposição funcionalidades complementares, por exemplo, as súmulas eletrônicas, softwares de divulgação de informações em tempo real e até sistemas de Business Intelligence (BI) captação e tratamento de dados. Nesses projetos, há as ferramentas do próprio SGE e também a possibilidade de fazer a integração com outras aplicações já usadas pela entidade.

Treinamento e suporte integral

Durante o desenvolvimento e implantação do Sistema de Gestão Esportiva, a equipe da Bigmidia oferece treinamentos de modo que os profissionais das entidades consigam operar todas as funcionalidades. Isso garante autonomia e flexibilidade à confederação, federação, liga, clube ou associação.

“Qualquer pessoa, após o treinamento, consegue operar o sistema, fazer o setup completo de competições e eventos, cadastrar e realizar cursos, além de abastecer o site com os mais diversos conteúdos, entre textos, imagens, vídeos e scouts em tempo real. Esses treinamentos podem ser estendidos em módulos para federações, clubes, comissões técnicas e demais usuários que irão utilizar a plataforma. Também disponibilizamos manuais e tutoriais para eventuais consultas”, destaca Zac Zappelini.

A interface intuitiva é outro ponto muito bem avaliado pelos usuários do SGE, facilitando a navegação até para aqueles que estão tendo o primeiro contato com a plataforma. “Além disso, ao implementar o Sistema de Gestão Esportiva, a entidade passa a contar com o suporte dos profissionais da Bigmidia que auxiliam na utilização e também estão a postos para garantir a disponibilidade e a integridade dos sistemas”, assegura Daniel Carvalho.

A Bigmidia tem a tecnologia que a sua entidade precisa

Se a sua confederação, federação, liga ou agremiação tem projetos voltados para a eficiência administrativa, financeira e esportiva, o Sistema de Gestão Esportiva (SGE) é a solução ideal. A plataforma pode ser usada tanto para demandas mais simples, como otimizações de cadastros, fluxos de documentos e inscrições de competições, como em projetos mais ambiciosos que almejam colher os benefícios de um ecossistema totalmente integrado.

Com mais de 13 anos de experiência, temos uma equipe qualificada para formatar a ferramenta ou funcionalidade que a sua entidade precisa. Entre em contato agora pelo (31) 3789-2322, pelo e-mail [email protected] ou clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp e tire todas as suas dúvidas!

Leave a Comment