A adoção de ferramentas de Business Intelligence (BI) no esporte gera importantes diferenciais competitivos para atletas, clubes e entidades. Tecnologias como o Sistema de Gestão Esportiva (SGE), da Bigmidia, permitem aos dirigentes e às comissões técnicas construírem um banco de dados, fazerem recortes conforme os objetivos e traçarem cenários para o planejamento estratégico. Tudo isso pode ser decisivo na tomada de decisões acerca das ações de fomento à prática do esporte pelo público em geral e também de programas de treinamento e desenvolvimento para os atletas e equipes profissionais.

Atualmente, com a grande disponibilidade de dados, um dos desafios de empresas e entidades é captar, armazenar e organizá-los. A partir disso, outro grande desafio é transformar de forma eficiente esses dados em informações e insights que possam ser usadas nas decisões estratégicas e táticas. É justamente nesses procedimentos complexos que o Sistema de Gestão Esportiva da Bigmidia pode ser usado por entidades esportivas para aprimorar a gestão e o fomento às modalidades.

O SGE é uma plataforma robusta, que pode ser usada tanto para demandas mais simples, como otimizações de cadastros, fluxos de documentos e inscrições de competições, como em projetos mais ambiciosos, que almejam colher os benefícios de um ecossistema totalmente integrado.

Dessa forma, o SGE é a solução ideal para as gestões orientadas para o Business Intelligence, ou inteligência de negócios. Isso porque, a ferramenta pode ser formatada conforme as especificidades de cada esporte, permitindo organizar as informações referentes a atletas, provas, jogos, competições, clubes, praticantes e até torcedores e fãs. Com esses dados, a plataforma estrutura de forma rápida e prática gráficos, estatísticas e dashboards para um melhor diagnóstico por parte dos tomadores de decisão.

“O Big Data e o Business Intelligence não são ferramentas, são modelos de gestão organizacional. Por isso, é fundamental que o corpo diretivo, os gestores e os funcionários das entidades e clubes, com a colaboração de comissões técnicas e atletas, estejam engajados na construção da base de dados. A implantação demanda um esforço conjunto, mas, no médio e longo prazos, os resultados são incontestáveis”, afirma o sócio da Bigmidia Daniel Carvalho.

Do mercado financeiro e empresarial para o esporte, Business Intelligence gera diferencial competitivo

O método de buscar dados diversos e transformá-los em informações de mercado foi descrito pela primeira vez em 1865, por Richard Miller Devens, em seu livro “Cyclopaedia of Commercial and Business Anecdotes”. Deste então, esse procedimento passou a ser adotado no mundo empresarial, mas ficou restrito a grandes empresas devido ao seu alto custo. Agora, a partir das novas tecnologias, esse modelo de gestão passou a ser bem mais acessível.

Segundo estudo realizado pela Forbes Insights, cerca de 60% das empresas pesquisadas consideraram a análise de dados e o Business Intelligence uma vantagem competitiva, sendo que 50% delas obtiveram informações importantes que fundamentaram tomadas de decisão.

No mundo dos esportes, um caso emblemático foi a da adoção da análise de dados, chamada de sabermetrics, por parte do time norte-americano de beisebol Oakland Athletics, em 2002. Sem grandes valores para investir em jogadores, os gestores utilizaram estatísticas e conceitos do BI para encontrar atletas bons e adequados ao estilo de jogo da equipe, mas negligenciados pelas grandes franquias. O resultado foi uma grande sequência de vitórias e um case de sucesso que foi retratado no filme “O Homem Que Mudou o Jogo”.

A tecnologia do SGE e o Business Intelligence podem gerar diferencial competitivo para a sua modalidade ou clube

No Brasil, o uso de estatísticas já vem sendo usado em alguns esportes com mais investimento, como o futebol. O grande público tem acesso a uma mínima parte disso, como os mapas de calor que mostram a movimentação dos jogadores ou estatísticas usadas fantasy games. Contudo, para os gestores do esporte, as possibilidades são muito maiores e decisivas.

“Com uma base de dados bem alimentada no SGE, uma confederação pode identificar em quais regiões a modalidade tem maior possibilidade de atrair praticantes e, consequentemente, atletas registrados. Já uma federação pode desenvolver ações de fomento em determinadas categorias em que o esporte esteja com desempenho abaixo do esperado” ressalta o sócio da Bigmidia Zac Zappellini.

Algumas entidades que já utilizam o SGE estão empenhadas e trabalhando no desenvolvimento de uma gestão orientada para o modelo de Business Intelligence. Além de automatizar ainda os trâmites organizacionais e tornar mais eficiente a alocação de recursos, o uso das diversas funcionalidades da plataforma da Bigmidia também potencializa o resultado esportivo.

“Profissionais de seleções e de clubes podem acompanhar a evolução dos atletas, desenvolvendo métodos específicos de treinamentos e táticas de jogo. São muitas as possibilidades. O SGE permite levantar históricos de performance, fazer recortes personalizados, emitir relatórios e estatísticas, segregar ou agrupar dados que certamente podem nortear decisões gerenciais e esportivas”, complementa Daniel Carvalho.

Revolucione o seu esporte ou entidade com o BI e com SGE da Bigmidia

Se a sua confederação, federação, liga ou agremiação tem projetos voltados para a eficiência administrativa, financeira e esportiva, o Sistema de Gestão Esportiva (SGE) é a solução ideal. A plataforma automatiza desde os procedimentos mais simples até a integração complexa de vários sistemas e áreas.

Hoje, o SGE já é usado por cerca de 20 mil entidades, abrangendo mais de 400 mil atletas. Entre em contato agora pelo (31) 3789-2322, pelo e-mail [email protected] ou clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp. A equipe da Bigmidia está pronta para contribuir com os seus projetos e de sua entidade ou clube.

Leave a Comment