Tecnologia do SGE contribui para evolução de crianças e adolescentes no esporte

A tecnologia do Sistema de Gestão Esportiva (SGE) da Bigmidia está contribuindo para a evolução de crianças e adolescentes no esporte. Hoje, são cerca de 16 mil crianças de 5 a 11 anos cadastradas nas plataformas das entidades e outros 85 mil adolescentes com idades entre 12 e 18 anos. Esses números mostram como o SGE tem ajudado na identificação, formação e desenvolvimento de novos talentos para o desporto brasileiro.

A prática esportiva é essencial no desenvolvimento de crianças e adolescentes, pois traz benefícios à saúde, à socialização e à educação. Por isso, o investimento nas categorias infantis e juvenis das diversas modalidades é tão importante. Nesse contexto, a incorporação de novas tecnologias possibilita um maior suporte aos praticantes e aos potenciais futuros atletas brasileiros.

“O Sistema de Gestão Esportiva é uma plataforma que ajuda de forma significativa na evolução de crianças e adolescentes no esporte. Com o mapeamento dos praticantes, as entidades responsáveis pelas modalidades podem desenvolver ações específicas para cada categoria. Ao identificar um maior número de crianças em uma região, uma federação pode organizar mais competições, por exemplo. Por outro lado, se uma confederação percebe uma lacuna de praticantes nas idades de 9 a 11 anos, abre-se a possibilidade de estruturar programas para motivar novos praticantes e assim garantir a formação contínua de novos talentos”, destaca o sócio da Bigmidia Zac Zappelini.

Entre as modalidades que já utilizam o SGE, as mais procuradas pelos pais e mães para os seus filhos são a Natação e o Taekwondo. Normalmente, esses esportes atraem crianças devido ao desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório e da disciplina e respeito. Assim, o esporte é utilizado como ferramenta de promoção da saúde e também da cidadania.

O SGE também está no futebol, sendo utilizado na gestão das escolinhas do Cruzeiro Esporte Clube. A plataforma da Bigmidia automatizou e padronizou os processos nas cerca de 40 unidades espalhadas pelo Brasil. Com o Sistema, o clube celeste agora conta com indicadores que vão auxiliar nas tomadas de decisões gerenciais e com informações contínuas dos alunos com potencial de integrar as categorias de base.

Projetos são instrumentos para a evolução de crianças e adolescentes no esporte e na vida

Importantes projetos voltados especificamente para crianças e adolescentes também contam com o Sistema de Gestão Esportiva da Bigmidia para garantir uma administração profissional e ágil. Um deles é o Mini-Handebol, da Confederação Brasileira de Handebol, que busca proporcionar a crianças de 5 a 10 anos a oportunidade de vivenciar, aprender e se desenvolver de forma lúdica. Por meio dessa prática esportiva adaptada às características e necessidades das crianças, meninos e meninas desenvolvem habilidades físicas, motoras, cognitivas, socioafetivas, educacionais e cidadãs.

Jovens meninas atendidas pelo projeto Mempodera

Outra iniciativa importante é o Mempodera, da atleta olímpica de Wrestling Aline Silva. Pelo projeto social desenvolvido na cidade de Cubatão (SP), além de praticarem o esporte, cerca de 40 meninas de 6 a 15 anos também têm aulas de inglês.

“Essa parceria é muito importante para a Bigmidia, pois nos possibilita contribuir para uma ação que tem reflexo direto na realidade e no futuro dessas crianças. O SGE foi disponibilizado à associação responsável e já está ajudando na estruturação, na eficiência de custos e na captação de patrocínios e apoios. Sabemos o poder que o esporte tem de transformar vidas, por isso é gratificante estar junto do Mempodera”, afirma o sócio da Bigmidia Daniel Carvalho.

Jogos Escolares da Juventude também vão utilizar o SGE da Bigmidia

A Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG) já utiliza a tecnologia do Sistema de Gestão Esportiva em suas rotinas administrativas. Com os relevantes resultados, a entidade decidiu ampliar a parceria com a Bigmidia em um projeto ambicioso para automatizar também os processos das competições dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Estão sendo estruturadas súmulas eletrônicas específicas para 25 modalidades que vão ser disputadas por alunos de aproximadamente 2.800 escolas do estado.

A Bigmidia está responsável ainda pelas inscrições dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), que serão disputados no final deste mês de outubro no Rio de Janeiro. “Ao fornecer soluções tecnológicas para os jogos escolares, a Bigmidia também contribui para a valorização da educação física no currículo das redes de ensino. Sem dúvida, a escola é um dos principais meios de iniciação e evolução de crianças e adolescentes no esporte”, complementa Zac Zappelini.  

O SGE é a plataforma mais completa para a sua entidade

O Sistema de Gestão Esportiva (SGE) da Bigmidia é uma solução completa que fornece a entidades ferramentas estratégicas para programas de desenvolvimento de atletas e cidadãos. São mais de 12 anos de experiência no mercado e muitos cases de sucesso. Entre em contato agora pelo (31) 3789-2322, pelo e-mail [email protected] ou clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp e tire todas as suas dúvidas!    

Leave a Comment