Mosaico com fotos dos esportes de natação, taekwondo, handebol e futebol americano

Sistema de gestão esportiva potencializa o esporte amador

No mundo do esporte, investir em tecnologia e em informação é crucial. Isso vale para todas as modalidades. As soluções que antes eram restritas a entidades e atletas profissionais, hoje estão acessíveis a toda comunidade esportiva. Nesse cenário, softwares como os desenvolvidos pela Bigmidia, ajudam a estruturar uma gestão esportiva que potencializa o esporte amador.

O desenvolvimento contínuo de novos hardwares e softwares fazem com que as soluções tecnológicas fiquem cada vez mais acessíveis às entidades e atletas. Assim como o esporte, a tecnologia rompe fronteiras a cada minuto. Além disso, a estrutura das plataformas também se tornou flexível. Isso tem possibilitado que os sistemas sejam moldados às realidades específicas de cada entidade.

Crescimento de filiados e receitas

De acordo com o sócio da Bigmidia Daniel Carvalho, algumas das parcerias firmadas com confederações e federações começam quando a base de filiados ainda é bem pequena. Contudo, após implementar a plataforma, o número de filiados da entidade cresce exponencialmente em um curto espaço de tempo.

Em um dos casos, o número de filiados saltou mais de 10 vezes em cerca de três anos. Dessa forma, houve um incremento na arrecadação. Esses recursos passaram a ser investidos na modalidade e nas competições. Certamente, foi uma mudança de patamar”, ressalta Daniel Carvalho.

Portanto, não importa o tamanho da entidade nem o número de filiados, há sempre uma ferramenta que pode otimizar os processos e tornar o trabalho mais eficiente e rentável.

Tecnologia impulsiona esporte amador

A implementação de sistemas de gestão esportiva potencializa o esporte amador com um todo. Isso porque eles modernizam as estruturas de clubes, federações e confederações. Por consequência, as competições se tornam mais regulares e passam a contar com melhores equipamentos. Tudo isso beneficia os atletas, que passam a ter mais instrumentos para evoluir no esporte.

“Algumas modalidades até deixam o investimento em tecnologia em segundo plano, mas nós da SPFL sabemos que essa área é muito importante. No esporte amador, as mensalidades e as taxas federativas e de inscrições são muito importantes para que os campeonatos aconteçam. Foi um ótimo investimento. Ele trouxe resultados para todos da liga”, afirma a diretora executiva da São Paulo Football League, Cristiane Kajiwara.

Toda essa modernização por parte das entidades abre novas oportunidades no médio prazo. Isso porque modalidades e competições bem organizadas passam a atrair mais público e, por consequência, mais patrocínios e parcerias comerciais.

“Uma questão que precisar ficar clara é que esporte amador não significa amadorismo. Estamos vendo entidades, clubes, federações e confederações implementado modelos de gestão com pilares sólidos. Por isso, cada vez mais, somos chamados para colaborar com projetos de longo prazo, que buscam desenvolver a modalidade. Nesse contexto, nossas soluções em tecnologia são desenhadas para ajudar no cumprimento das metas e objetivos”, complementa o sócio da Bigmidia Zac Zappellini.

Gestão moderna gera engajamento e resultado

O Sistema de Gestão Esportiva, software desenvolvido pela Bigmidia, é um modelo que pode ser formatado para se adequar às demandas de cada entidade e seus objetivos. Dessa forma, o investimento sempre está alinhado com as disponibilidades financeiras. Mais que isso. Sempre o investimento resulta em melhora dos indicadores de gestão e também os esportivos.

Um dos exemplos é o da São Paulo Football League, uma liga independente de futebol americano. A entidade já nasceu disposta a aliar tecnologia ao esporte. Fundada em 2016, a SPFL introduziu Sistema de Gestão Esportiva da Bigmidia. Nesse período, a liga saltou de oito times para 36 equipes.

Esse maior engajamento de atletas vem ajudando a disseminar a modalidade, atraindo milhares de praticantes e fãs. Segundo Cristiane Kajiwara, na primeira temporada, o controle era feito em planilhas. Já com a adoção do software da Bigmidia, tudo passou a ser automatizado e integrado. Dessa forma, o sistema centralizou o cadastro de filiação, o fluxo financeiro e a gestão de competições e atletas.

“A profissionalização de gestão está provocando um grande salto. No futuro, o esporte vai estar mais desenvolvido, principalmente na parte de infraestrutura, como espaços e arenas voltadas exclusivamente para o futebol americano”, complementa Cristiane Kajiwara.

Uma jogada para mudar vidas

Com a modernização de sua gestão, a SPFL está conseguindo avançar em outra importante iniciativa. O Touchdown do Futuro tem o objetivo de trabalhar o esporte junto a cerca de 380 crianças que estejam em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo.

A ação social é fruto de parceria com a Federação Paulista de Futebol Americano (Fepafa). O Ministério da Cidadania já aprovou o projeto, que já está na fase de captação de recursos. Clique aqui e saiba mais.

Entenda a diferença entre esporte amador e profissional

No Brasil, não podemos falar que esta ou aquela modalidade é profissional ou amadora. No caso do esporte mais popular, o futebol, há casos em que ele é enquadrado como profissional e em outros casos como amador.

De acordo com a Lei 9.615/1998, de 1998, na parte que trata dos esportes de alto rendimento, um atleta medalhista olímpico pode ser tanto profissional quanto amador. O que vai reger essa categorização é a existência ou não de um contrato de trabalho formal entre ele o clube. O profissional vai ter um salário mensal e direitos trabalhistas definidos. Já o amador não terá esse vínculo, apesar de poder representar o clube em competições e até mesmo receber incentivos materiais, patrocínio, bolsa ou auxílio financeiro.

A Bigmidia tem a solução no crescimento da sua entidade

O Sistema de Gestão Esportiva (SGE) que potencializa o esporte amador é um software desenvolvido pela Bigmidia. Ele automatiza e moderniza quase todos os processos de confederações, federações, ligas e clubes. Nossas soluções se moldam às necessidades e os objetivos das entidades. Ou seja, o produto é personalizado, e os clientes comprovam que o retorno é garantido.

Não importa o tamanho da sua entidade ou o número de praticantes do seu esporte. Portanto, entre em contato agora pelo (31) 3789-2322, pelo e-mail [email protected] ou clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp e tire todas as suas dúvidas. Estamos prontos para ajudar na sua trajetória.

Leave a Comment