O Sistema de Gestão Esportiva (SGE) da Bigmidia está contribuindo para o desenvolvimento de talentos no Taekwondo brasileiro. Com a informatização do cadastro de atletas e as diversas funcionalidades da plataforma, a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) e as federações parceiras podem fazer um diagnóstico da modalidade no País e também mapear atletas com potencial. Desse modo, é possível estruturar ações mais assertivas. 

A parceria entre a CBTKD e a Bigmidia já tem mais de quatro anos e vem possibilitando que o esporte tenha cada vez mais informações e instrumentos para implantação dos projetos de curto, médio e longo prazo. “A Confederação é parceira das federações e o SGE tem sido importante nessa integração”, ressalta o diretor técnico da CBTKD, Henrique Precioso. 

O resultado desse investimento em gestão e em tecnologia vem aparecendo nos tatames pelo mundo. No início de setembro, o Brasil conquistou uma medalha de bronze no Grand Prix de Paris, na França. Em agosto, foram quatro medalhas de ouro, sete de prata e cinco de bronze na President’s Cup, realizada na Flórida, nos Estados Unidos. 

No mesmo mês, o País alcançou uma medalha de bronze no Campeonato Mundial Juvenil da Bulgária. Já no primeiro semestre deste ano, um destaque importante foi o Campeonato Pan-Americano de Taekwondo, disputado na República Dominicana, no qual a delegação brasileira se sagrou campeã geral da competição. 

“O Taekwondo brasileiro vem conquistando resultados expressivos, principalmente nos últimos anos. Isso é fruto do comprometimento da atual gestão da Confederação e do trabalho desenvolvido em todas as categorias”, reforça Henrique Precioso. 

Soluções da Bigmidia facilitam a identificação e desenvolvimento de talentos no Taekwondo

Nesse período de retomada das competições pós-pandemia, o desafio tem sido estimular o retorno dos praticantes para a modalidade e também ampliar o número de atletas nos campeonatos. Nesse cenário, as funcionalidades do Sistema de Gestão Esportiva da Bigmidia facilitam a interação com a comunidade esportiva.

“A gestão da CBTKD tem como característica marcante a busca por inovação. Nesses quatro anos de parceria desenvolvemos soluções que trouxeram os praticantes e os atletas para mais perto da entidade, seja por meio da informatização do cadastro, do banco de dados, da modernização dos processos dos exames de graduação, dos canais de comunicação, entre várias outras tecnologias”, afirma o sócio da Bigmidia Daniel Carvalho.

Além de automatizar diversos processos referente às inscrições, à gestão financeira, à organização das disputas e à divulgação dos resultados, o SGE da Bigmidia também contribui para a identificação de atletas com potencial para integrarem os programas de desenvolvimento de talentos da Confederação Brasileira de Taekwondo

“Já houve casos em que os nossos observadores viram um atleta lutar durante uma competição, mas não o conheciam. Com o SGE, conseguimos saber o nome, qual era o seu técnico, de qual estado era, e, assim, estabelecer contato”, relata Henrique Precioso.

Uma das grandes oportunidades para encontrar atletas promissores são os Jogos da Juventude. A edição deste ano aconteceu entre os dias 2 e 17 de setembro, em Aracaju (SE). O evento reuniu mais de 4.000 atletas, com idades até 17 anos, de 1.856 escolas de todo o Brasil, competindo em 16 modalidades. Observadores da CBTKD acompanharam as disputas do Taekwondo. 

Outra iniciativa voltada para o desenvolvimento de talentos no Taekwondo brasileiro é o Radar 2028. Por meio do projeto, a comissão técnica da CBTKD oferece suporte aos jovens atletas com o objetivo de preparar os selecionados para representarem o Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. 

Referência no Parataekwondo

O SGE também possui funcionalidades voltadas para a classificação funcional de atletas com deficiência, possibilitando mais inclusão no esporte. Assim, também é possível ampliar o alcance e o nível das competições.

“A partir das especificidades de cada modalidade e das demandas das entidades, customizamos os parâmetros do SGE. Desse modo, os gestores podem ter uma visão marco e fazer recortes para analisar segmentos dentro de um mesmo esporte”, afirma o sócio da Bigmidia Zac Zappellini.

Em agosto, a CBTKD realizou o 4º Campeonato Brasileiro de Parataekwondo, que contou um recorde de inscritos. Foram 76 competidores, entre eles 20 novos paratletas. Essa difusão da modalidade no País já está refletindo nos resultados internacionais. 

No Grand Prix de Paris, o Parataekwondo brasileiro conquistou uma medalha de ouro, duas de prata e três de bronze. “O Brasil é hoje uma das principais potências e referências no Parataekwondo mundial”, complementa Henrique Preciso.

O futuro do esporte passa pelas soluções da Bigmidia

Além de todas as funcionalidades voltadas para a gestão de confederações, federações, associações, clubes e ligas, o Sistema de Gestão Esportiva (SGE) da Bigmidia também possui as ferramentas certas para estruturar o desenvolvimento dos atletas e das modalidades.

A plataforma integra todas as áreas que envolvem um esporte, propiciando agilidade nos processos e também a construção de uma ampla base de dados que é fundamental para as políticas de fomento e para a execução de projetos esportivos.  

Converse agora com a equipe da Bigmidia e veja como a nossa tecnologia pode ajudar a sua entidade a alcançar os objetivos estratégicos. Entre em contato pelo no (31) 3789-2322, pelo e-mail [email protected] ou clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp.

Leave a Comment