As confederações desportivas que contam com o Sistema de Gestão Esportiva (SGE) da Bigmidia podem oferecer de forma facilitada a emissão de documentos para que os participantes dos Jogos Escolares 2022 possam pleitear a categoria Estudantil do Bolsa Atleta ou ainda o Auxílio Esporte Escolar. Os resultados dos competidores serão incorporados à plataforma, desse modo, após a solicitação dos interessados, as entidades podem emitir relatórios e ranqueamentos com maior agilidade e praticidade. 

Os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) acontecem de 31 de outubro a 14 de novembro, no Rio de Janeiro, e vão reunir mais de 6.000 estudantes com idades na faixa de 12 a 14 anos. Os três melhores competidores de cada esporte individual ou aqueles de destaque nas modalidades coletivas podem pleitear o Bolsa Atleta na categoria Estudantil. O valor mensal está em R$ 370.

Já os estudantes de famílias em situação de vulnerabilidade que estão inscritas no Auxílio Brasil podem solicitar o Auxílio Esporte Escolar. O benefício complementar de R$ 100 mensais por ano tem como objetivo incentivar que crianças e adolescentes sigam na escola e praticando atividades esportivas. 

Entre os requisitos definidos pelo Ministério da Cidadania para a adesão a esses dois programas está a apresentação de documentos que atestem a participação em competições oficiais. Entidades como a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) e a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) já emitem a declaração por meio do SGE da Bigmidia. 

“Antigamente, o processo era todo manual. Agora, com a automatização dos processos, os estudantes podem requerer o documento logo após o término dos JEB’s, e a entidade consegue atender à demanda de modo mais ágil e rápido. Além disso, em alguns casos, como é o da natação, todas as provas dos jogos escolares entram para o histórico do atleta e também pontuam para o ranking da modalidade”, destaca o sócio da Bigmidia Zac Zappellini.

Emissão de documentos para o Bolsa Atleta de forma prática pelo SGE

O governo federal lança o edital do Bolsa Atleta anualmente, sendo que o próximo deve ser publicado no início de 2023. Para requerer o benefício, o desportista precisa fazer o cadastro online e enviar a documentação digitalmente pelo sistema do Ministério da Cidadania. Entre os documentos necessários estão a declaração da entidade de prática desportiva e declaração da entidade nacional de administração do desporto (confederação) da modalidade. 

O Bolsa Atleta também solicita cópias das súmulas das competições elegíveis com os resultados oficiais, como é o caso dos Jogos Escolares Brasileiros. Nesse item, os atletas de modalidades que já têm o Sistema de Gestão Esportiva (SGE) da Bigmidia podem acessar e baixar os relatórios de desempenho e o histórico de resultados pela plataforma.

A Bigmidia tem soluções completas para o seu esporte

A Bigmidia é uma empresa de expertise em soluções tecnológicas com mais de 13 anos de mercado. Hoje, oferecemos suporte a mais de 400 mil atletas que estão filiados às mais de 20 mil entidades parceiras entre confederações, federações, ligas, clubes e associações. 

As ferramentas possibilitam uma melhor gestão estratégica, tática e operacional das entidades e suas competições, além de garantir mais praticidade, agilidade e benefícios para todos da comunidade esportiva. 

Entre em contato pelo (31) 3789-2322, pelo e-mail [email protected] ou clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp. Estamos prontos para desenvolver a solução ideal para a entidade!

Leave a Comment