Notebook sobre a mesa com o sistema de eleições da bigmidia aberto na tela

Confederação de Canoagem realiza eleições pelo sistema da Bigmidia

No dia 20 de março de 2021, a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) realizou eleições pelo sistema da Bigmidia de forma online, segura, confiável e seguindo todas as determinações do Regimento Eleitoral da entidade.  O novo presidente é Jonatan Pimentel Maia de Oliveira, que vai liderar a CBCa durante a gestão 2021-2024.

A eleição remota aconteceu durante a Assembleia Geral Eletiva, e três chapas disputaram o pleito. A vencedora foi a União para Reconstrução, que, além de Jonatan Maia, é composta pelo 1º vice-presidente, Rafael Girotto, e pela 2ª vice-presidente, Luciana Costa. As outras duas chapas concorrentes foram a Descentralização Já e a Chapa Evolução.

Todo o trâmite da eleição foi feito por meio digital no Sistema de Gestão Esportiva (SGE), desenvolvido pela Bigmidia. O software possui dispositivos que garantem a confiabilidade, impedindo qualquer alteração, inclusão ou exclusão de informações, assegurando assim a confidencialidade dos votos.

A plataforma foi moldada e personalizada conforme as regras da entidade. Fizemos duas provas de conceito e um simulado para certificar a lisura do processo. Nesse procedimento, os dirigentes também tiveram a oportunidade de se familiarizar com o sistema de votação. No dia da eleição, a nossa equipe estava prestando o suporte, mas tudo ocorreu conforme o planejado”, explica o sócio da Bigmidia Daniel Alves de Carvalho.

O pleito digital teve a participação de 23 eleitores, entre atletas e representantes de federações e clubes. Na ocasião, também foi realizada a eleição de três membros para o Conselho Fiscal da CBCa.

Em 2020, a Confederação Brasileira de Canoagem, que utiliza toda nossa solução de Gestão Esportiva em seus processos gerenciais, ficou em primeiro lugar no Programa Gestão Ética e Transparência (GET), do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

A Bigmidia tem experiência e a ferramenta ideal para eleições online

O SGE é um software desenvolvido para entidades desportivas. Uma das suas funcionalidades é justamente a que viabiliza eleições pelo sistema da Bigmidia.

Pelo Sistema, desde a pauta da assembleia até a definição do corpo dirigente podem ser feitas online. Além da votação simples, o SGE permite também eleições com votos qualificados. “No regimento eleitoral de algumas entidades são previstos pesos diferentes para os votos, conforme a categoria do eleitor. Um federado há dez anos pode ter voto peso três, um federado há cinco anos pode ter peso dois e um recém-federado ter peso um, por exemplo”, explica Daniel Carvalho.

Por isso, essa plataforma vem sendo utilizada em vários processos eleitorais, sejam eles pleitos com poucos ou com centenas de eleitores.

A nossa solução é ideal para viabilizar eleições online para a escolha de representantes em comissões de atletas e também de diretorias de entidades. Esses processos foram todos muito bem avaliados pela transparência e confiabilidade”, destaca o sócio da Bigmidia Zac Zappellini.

Além da Confederação Brasileira de Canoagem, a Confederação Brasileira de Surf, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, a Confederação Brasileira de Handebol e a Confederação Brasileira de Atletismo são alguns exemplos de entidades que também já utilizaram o SGE da Bigmidia em suas eleições.

Se a sua confederação, federação, liga ou clube precisa de um sistema moderno e seguro de votação online, entre em contato com a Bigmidia.  Tire todas as suas dúvidas pelo (31) 3789-2322, pelo e-mail [email protected] ou clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp. Estamos prontos para construir uma solução adequada para a sua entidade!

Leave a Comment