Bigmidia viabiliza eleição online da Confederação Brasileira de Surf

No dia 30 de dezembro de 2020, a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) definiu a sua diretoria para a gestão 2021/2024, em eleição realizada por meio do Sistema de Gestão Esportiva (SGE), desenvolvido pela Bigmidia. Pela primeira vez, o pleito aconteceu totalmente online, incorporando mais agilidade, confiabilidade, segurança e economia. O presidente da entidade, Adalvo Nogueira Argolo, foi reeleito para o cargo.

A eleição que aconteceu durante Assembleia da CBSurf contou com três chapas inscritas. A vencedora do pleito foi a chapa Rumo às Olimpíadas, composta por Adalvo Argolo como presidente e o vice-presidente Reiginaldo Ferreira. Também participaram do pleito as chapas Projeto Surfa Brasil, com Jocélio de Jesus (conhecido como Jojó de Olivença) e Brigitte Mayer, e Nação Surfe Brasil, composta por Ricardo Baerlin dos Santos Lima (conhecido como Ricardo Bocão) e Paulo Moura.

Todo o trâmite da eleição foi feito por meio digital no SGE, que garante o sigilo e a integridade do voto. “Previamente, nós fizemos o cadastro das chapas, das federações e dos atletas que estavam aptos a votar. No dia da eleição, nossa equipe prestou todo o suporte técnico necessário, com isso, os procedimentos transcorreram conforme o planejado. Alguns minutos após o término da votação, o resultado já foi divulgado”, relata o sócio da Bigmidia Daniel Alves de Carvalho.

A plataforma SGE permite o voto remoto pela internet. Para certificar a identidade do eleitor, o sistema solicita que sejam tiradas fotos, as chamadas selfies, que são enviadas ao mesário para conferência. O sigilo do voto é garantido pelo sistema de criptografia que também impede a adulteração ou a exclusão de registros.

Já realizamos outros processos eleitorais, todos bem sucedidos, pois formatamos a ferramenta para que ela siga rigorosamente todas as determinações do regimento eleitoral de cada entidade. Nosso foco sempre está em garantir a segurança, a credibilidade e a transparência”, complementa o também sócio da Bigmidia Zac Zappellini.

Além da segurança dos dados, neste período de pandemia, a votação online também resguardou a saúde dos envolvidos na eleição, pois evitou aglomerações. Outra grande vantagem foi a economia de recursos, uma vez que não houve despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação dos eleitores que residem em vários estados do País.

Sobre o SGE

O Sistema de Gestão Esportiva é um software desenvolvido para entidades desportivas que otimiza os processos. As ferramentas auxiliam as confederações e federações nos gerenciamentos financeiros, bem como de clubes, gestores, atletas, árbitros e patrocinadores. As soluções do SGE também ajudam na realização de competições, viabilizando inscrições online, resultados em tempo real, sumulas digitais, controle de dopagem, documentação para a Justiça Desportiva e ranking de atletas. Na área de compliance esportivo, a plataforma da Bigmidia contribui para o desenvolvimento da governança das entidades, com sistemas de controle, ouvidoria e auditoria.

Leave a Comment