Eleições CBHb: Aula de Governança Esportiva

Eleições CBHb: Aula de Governança Esportiva

A Confederação Brasileira de Handebol está desenvolvendo o processo eleitoral para fazer com que a entidade tenha mais representatividade de atletas e clubes. Contudo, no início do mês, a Comissão Eleitoral Especial utilizou uma plataforma desenvolvida pela Bigmidia para formar a lista de Atletas-Eleitores e Clubes-Eleitores. Em suma, foram 1336 inscritos (1298 atletas e 38 clubes) de todo Brasil nas Eleições CBHb. Sendo assim, a Comissão Eleitoral Especial da confederação fará uma análise dos inscritos. Então, entre os dias 17 e 25 de julho, publicará a lista definitiva de pessoas que poderão votar em seus representantes como atletas e clubes.

Segundo a Confederação Brasileira de Handebol, nas Eleições da CBHb, cada Atleta-Eleitor terá o direito de votar em até 16 (dezesseis) candidatos. Sendo especificados 8 (oito) atletas ativos indoor (4 femininos e 4 masculinos), 6 (seis) atletas ativos beach (3 femininos e 3 masculinos) e 2 atletas inativos (1 feminino e 1 masculino). Ao passo que o Clube-Eleitor, terá o direito de votar em até 4 (quatro) candidatos. Todo o processo eleitoral aconteceu de maneira muito transparente, com atos publicados no site da CBHb. Paralelamente ao processo, a confederação também realizou cursos ministrados pelo técnico Jorge Dueñas.

Eleições CBHb: Comissão Eleitoral Especial

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Especial da CBHb, Vinicius Coltri, a plataforma desenvolvida pela Bigmidia facilitou muito este passo do processo eleitoral da entidade.

“Por termos recebido a inscrição de 1298 atletas e 38 clubes o Sistema de Gestão Esportiva se mostrou fundamental para receber tantas inscrições. Sem o sistema, não vejo como poderia ser possível a Comissão Eleitoral, com cinco membros, receber tantas inscrições. Por ser a primeira vez que a comunidade do handebol brasileiro pode acessar diretamente o Sistema de Gestão Esportiva (o atleta/clube acessando seu cadastro), foram necessárias algumas correções de informações no banco de dados, prestadas com o auxílio direto da Bigmidia e Federações Estaduais”, disse.

Os processos de eleições da CBHb também serão realizados totalmente de forma online, no 16 de agosto, das 9h às 17h. Segundo Coltri, a plataforma é fundamental para que o processo eleitoral atinja diversas partes do Brasil. Da mesma forma, as pessoas ligadas ao handebol que estão morando fora do país.

“O sistema para eleição é fundamental. Temos eleitores dos diversos rincões do Brasil onde há acesso à internet (requisito previsto no Edital para ser eleitor) e até em outros países. Será de essencial importância que o sistema permita comprovar que o eleitor em frente ao computador, tablete ou smartphone seja o eleitor cadastrado. Além disso, que o sistema possa ser testado com razoável antecedência. Sendo assim, podemos assegurar que no dia da eleição funcionará adequadamente para esta elevada quantidade de eleitores”, completou.


Artigo Escrito por João Paulo de Castro
[email protected]

Leave a Comment