Consolidar o surf no Brasil por meio de um calendário completo de competições para as diversas categorias é um dos principais desafios da nova gestão da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). A entidade está implementando diversos projetos de fomento ao esporte e conta com a tecnologia do Sistema de Gestão Esportiva (SGE) da Bigmidia para incorporar mais eficiência e assertividade nas ações.

Nas últimas dez edições do Circuito Mundial de Surf, os atletas brasileiros se sagraram campeões em cinco oportunidades, colocando o País em evidência no esporte. Agora, a nova gestão da CBSurf pretende fazer com que essa onda verde-amarela que tomou conta das praias pelo mundo também se torne cada vez mais presente no litoral brasileiro.

“Os objetivos da Confederação passam por promover o esporte como um todo, isso inclui fortalecer as federações, criar um calendário vasto de competições, atender às necessidades dos atletas e aumentar a visibilidade da modalidade”, afirma o presidente da CBSurf, Teco Padaratz. 

Uma das estratégias é fortalecer o campeonato brasileiro por meio de uma melhor infraestrutura, de mais visibilidade e de premiações mais atrativas, motivando a participação dos atletas de maior renome. Para viabilizar esse projeto, os gestores identificaram no SGE da Bigmida a ferramenta mais adequada e completa. 

“A Confederação tem que usufruir de toda tecnologia disponível. Hoje, a Bigmida faz um excelente trabalho, garantindo facilidade e agilidade para os atletas nas filiações, nas inscrições, no calendário e tudo mais. Queremos dar mais atenção aos atletas, e a parceria com uma empresa de tecnologia como a Bigmidia torna tudo mais ágil e disponível a todos”, complementa Teco Padaratz.

As várias funcionalidades do Sistema de Gestão Esportiva tornam mais eficientes a realização de competições, viabilizando inscrições online, resultados em tempo real, súmulas eletrônicas, controle de dopagem e ranking de atletas. 

“Nos customizamos cada ferramenta com base nas necessidades, especificidades e objetivos da entidade. Assim conseguimos entregar soluções que impactam positivamente os processos e os resultados”, assegura Zac Zappellini.

SGE será usado no planejamento para consolidar o surf no Brasil

Além das competições voltadas para os atletas de elite, a CBSurf também pretende dar mais atenção às categorias de base, inclusive realizando campeonatos regionais. Assim, os atletas juniores, mirins, sub-14 e sub-12 não precisarão fazer grandes deslocamentos para participar do calendário de competições. 

Esse contato mais próximo e frequente entre Confederação, federações e atletas, aliado à tecnologia do Sistema de Gestão Esportiva da Bigmidia, também vai possibilitar a estruturação de programas de formação de novos atletas. 

“O mapeamento do esporte no Brasil e os dados estatísticos poderão ser usados em projetos e políticas específicas com o foco nos atletas de todas as categorias”, ressalta a ex-surfista profissional Brigitte Mayer, que tem ampla experiência na área de tecnologia da informação e está auxiliando a nova gestão da CBSurf. 

Outra frente para consolidar o surf no Brasil será junto às escolas espalhadas pelo País. A intenção é estabelecer um padrão mínimo que seja adequado para o ensino da modalidade, além da categorização e do credenciamento. 

Gestão esportiva com responsabilidade socioambiental

Além dos projetos voltados para a parte esportiva, a nova diretoria da Confederação Brasileira de Surf também conta com o SGE da Bigmida para promover uma reestruturação administrativa na entidade. O objetivo é delimitar os processos de modo a aumentar a eficiência, os resultados e a transparência. Isso vai viabilizar a pactuação de convênios entes municipais, estaduais e federais. 

“Nossas soluções ajudam as confederações na área do compliance esportivo, contribuindo para o desenvolvimento da governança das entidades, com sistemas de controle, ouvidoria e auditoria. Portanto, estamos preparados para auxiliar a CBSurf na captação de verbas e patrocínios”, ressalta o sócio da Bigmidia Daniel Carvalho.

Essa excelência na gestão vai resultar em benefícios diretos para as localidades e comunidades onde o esporte é praticado. Isso porque a CBSurf também tem como foco implementar projetos voltados para a área social e ambiental.

 “Vamos mapear todas as principais praias de surfe do País, identificando a necessidade ambiental e social de cada lugar. Depois disso, pretendemos atuar na reconstrução das restingas utilizando verbas captadas junto ao Comitê Olímpico do Brasil, ao governo federal e aos estados”, complementa o presidente da CBSurf, Teco Padaratz.

A Bigmidia tem a solução que a sua entidade precisa

A expertise em tecnologia da Bigmidia é amplamente reconhecida pelo mercado. Temos as soluções certas que a sua confederação, federação, liga, associação ou clube precisa para atingir os objetivos e as metas.  

O Sistema de Gestão Esportiva é uma ferramenta completa que automatiza as rotinas administrativas, fornece insights estratégicos, facilita a implantação de políticas de compliance e também aproxima entidades, comunidades esportivas e fãs.  

Entre em contato agora pelo telefone (31) 3789-2322, pelo e-mail [email protected] ou clique aqui fale conosco pelo WhatsApp. Estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas. Investir em tecnologia é investir em resultados e conquistas!

Leave a Comment