A Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) investe no Sistema de Gestão Esportiva (SGE) da Bigmidia para aprimorar os seus processos gerenciais e também de competições. A partir da automatização dos bancos de dados, a entidade terá um amplo panorama acerca dos praticantes da modalidade no País. Dessa forma, poderá estruturar ações e projetos para fomentar o boxe olímpico.

Alguns dos objetivos da atual gestão da entidade consistem em ampliar a visibilidade do esporte e dos atletas, facilitar o acesso às informações, aumentar a transparência e melhorar a avaliação da Confederação nos indicadores do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Nesse projeto, a plataforma da Bigmidia é vista como uma ferramenta estratégica.

Na CBBoxe, a responsável pela implantação do SGE é a analista de desempenho Paula Avakian. A especialista já havia trabalhado com a plataforma na Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) e identificou que as soluções em tecnologia também são muito importantes para a comunidade esportiva do boxe olímpico.

“No taekwondo, vi o quanto a ferramenta foi útil no cadastro de atletas, na inscrição de eventos e também na formatação de um portal de transparência aceito pelo Ministério da Cidadania. Foi uma transformação. Agora, fazendo parte da Confederação Brasileira de Boxe, identificamos que o SGE também poderia aprimorar os processos”, ressalta Paula Avakian.

Hoje, todos os bancos de dados ainda são manuais e não são integrados. Um dos propósitos de o Boxe investir no Sistema de Gestão Esportiva está na possibilidade de ter um panorama mais assertivo do esporte em âmbito nacional. A partir do vínculo que o sistema vai estabelecer com as federações, a Confederação terá dados completos sobre os praticantes de forma automatizada.

A partir dessa modernização, a entidade poderá rastrear jovens atletas, identificando onde estão surgindo novos talentos, bem como estreitar relacionamento com os treinadores. Assim, terá condições de avaliar a viabilidade de criação de centros de treinamentos regionais.

“Hoje, são cerca de 800 atletas cadastrados nas categorias cadete, juvenil e elite. Esses foram os participantes do Campeonato Brasileiro, mas a quantidade de praticantes da modalidade é muito maior. O SGE vai nos ajudar a trazer as pessoas que se interessam pelo esporte para as atividades da Confederação, como competições, cursos, treinamentos, palestras e seminários online”, complementa Paula Avakian.

Com novas competições, boxe investe no Sistema de Gestão Esportiva

Além do Campeonato Brasileiro, a CBBoxe vai realizar neste ano a primeira edição de um Grand Prix internacional, voltado para a seleção olímpica permanente do Brasil e mais três países convidados. Também está sendo planejada uma competição open, na qual qualquer pessoa, mesmo não federada, pode competir. O objetivo é aproximar a confederação dos praticantes do boxe olímpico.

“Nos últimos dez anos, o boxe brasileiro se fortaleceu muito, conquistando sete das oito medalhas olímpicas em todos os tempos. Quando a Confederação Brasileira de Boxe investe no Sistema de Gestão Esportiva, confirma que está comprometida com um desenvolvimento ainda maior da modalidade. Nossa plataforma certamente irá melhorar a organização das competições e possibilitar que os gestores possam atuar de forma mais estratégica”, afirma o sócio da Bigmidia Daniel Carvalho.

Além de competições mais bem organizadas e inscrições simplificadas, outro benefício do SGE para a comunidade esportiva será o rápido acesso a informações. Após a migração dos bancos de dados, será disponibilizado aos atletas o seu histórico nas competições, que inclusive poderá facilitar a comprovação junto aos patrocinadores.

Sistema de avaliação de arbitragem

A plataforma da Bigmidia também será utilizada para aprimorar a arbitragem. Hoje, os campeonatos no Brasil utilizam o sistema da federação internacional, que é padronizado. Durante as competições, há um árbitro central e cinco juízes laterais. O trabalho desses juízes também é analisado por um avaliador externo que julga a procedência da pontuação atribuída por eles.

Em segunda etapa de implantação do SGE, a CBBoxe pretende inserir essas informações de avaliações dos árbitros na plataforma de forma automatizada e transparente. Assim, haverá um maior controle dos procedimentos e melhora na qualidade da arbitragem, além de tornar mais prática a eleição do melhor árbitro e do melhor juiz que sempre é feita ao final de cada evento.

A Bigmidia tem a solução para o crescimento da sua entidade

O Sistema de Gestão Esportiva (SGE) é uma plataforma desenvolvida pela Bigmidia que automatiza e moderniza quase todos os processos de confederações, federações, ligas e clubes. As soluções se moldam às necessidades e aos objetivos das entidades, ou seja, o produto é personalizado.

Não importa o tamanho da sua entidade ou o número de praticantes do seu esporte. Entre em contato agora pelo (31) 3789-2322, pelo e-mail [email protected] ou clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp e tire todas as suas dúvidas. Estamos prontos para ajudar no desenvolvimento do seu esporte.

Leave a Comment