A Bigmidia desenvolveu uma nova plataforma que viabiliza doações via lei de incentivo ao esporte por parte de pessoas físicas. A ferramenta vai ajudar projetos sociais a captarem recursos para suas atividades de forma simples e automatizada. A solução também vai garantir a credibilidade e a segurança tanto para os gestores quanto para os doadores, pois o sistema segue as determinações e parâmetros estabelecidos pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Hoje, as ações de captação via lei de incentivo se concentram quase que totalmente nas pessoas jurídicas, pois é complexo chegar e operacionalizar doações junto a pessoas físicas. É justamente esse desafio de realizar uma captação pulverizada que a solução da Bigmidia vai resolver.  

O processo de doação é bem simples. Ao acessar o site, o interessado pode verificar em uma calculadora específica se ele está apto a realizar doações para projetos sociais e qual o limite de valor. Em seguida, deve-se fazer o cadastro no site, escolher o projeto aprovado a ser beneficiado e gerar o boleto, cujo pagamento será creditado diretamente na conta aberta pelo governo para aquele projeto específico. Após a compensação do boleto pela instituição financeira, o usuário pode voltar à plataforma e emitir o recibo da doação para ser enviado ao contador.  

“Essa ferramenta será muito útil para confederações, federações, ligas, clubes e associações que possuem projetos sociais aprovados na Lei de Incentivo pelo Ministério da Cidadania. Muitas pessoas das comunidades esportivas não sabem dessa possibilidade de destinar parte do pagamento do imposto de renda para iniciativas que elas conhecem ou mesmo participam”, ressalta o sócio da Bigmidia Daniel Carvalho.

Plataforma que viabiliza doações via lei de incentivo será usada por projetos esportivos

Além de empresas, qualquer pessoa física pode destinar até 6% do imposto de renda para doações a projetos previamente aprovados pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Para conseguir a chancela do governo federal, as iniciativas passam por uma criteriosa avaliação e também existe um processo de monitoramento da execução dos projetos, inclusive com visita de representantes do Ministério, além da prestação de contas.

A plataforma para captação de doações de pessoas físicas está sendo desenvolvida pela Bigmidia em parceria com a Fonseca Projetos Esportivos. A empresa presta consultoria e oferece o suporte a entidades para que elas consigam se estruturar, montar projetos, submetê-los à aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte, captar os recursos e também realizar as prestações de contas exigidas pelo Ministério da Cidadania.

Segundo o CEO da empresa, Gerson Fonseca, há dois grandes desafios para uma entidade que desenvolve projetos sociais: a profissionalização da gestão e a captação de recursos.

“O principal obstáculo é sair do amadorismo para oferecer algo de qualidade e entregas relevantes tanto para o público beneficiário quanto para a empresa que patrocina e para o poder público que dá a chancela. Depois disso, há a dificuldade de mobilizar recursos. Nesse sentido, a ferramenta que estamos desenvolvendo com a Bigmidia traz a credibilidade e facilita a doação por meio de um processo todo automatizado”, afirma Gerson Fonseca.

A plataforma será lançada possibilitando às pessoas realizarem doações a cerca de 40 projetos de 22 organizações espalhadas pelo Brasil assessoradas pela Fonseca Projetos Esportivos. Um deles é o Mempodera, que atende meninas de 6 a 15 anos do interior de São Paulo (clique aqui e saiba mais).

No site, serão disponibilizas todas as informações dos projetos e também orientações com o passo a passo para efetivar a doação. Tudo com uma linguagem simples. “O objetivo não é conseguir doadores apenas entre os que conhecem a entidade ou associação, mas também entre pessoas que estão dentro das empresas que já apoiam os projetos. Assim, essas organizações poderão mobilizar os seus colaboradores”, complementa Gerson Fonseca.

A Bigmidia tem a tecnologia certa para a sua entidade

A Bigmidia já é referência em tecnologia no mercado esportivo nacional, tendo parceria com mais 20 mil entidades do desporto brasileiro e atendendo a mais de 400 mil atletas por meio do Sistema de Gestão Esportiva (SGE), uma plataforma completa de gerenciamento e automação administrativa.

São mais de 12 anos de experiência no mercado, diversas soluções para entidades esportivas e muitos cases de sucesso. Entre em contato agora pelo (31) 3789-2322, pelo e-mail [email protected] ou clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp e nos apresente a sua demanda ou necessidade. Certamente, conseguiremos desenvolver a melhor solução para a sua entidade ou projeto.

Leave a Comment