Neste dia 23 de junho comemora-se o Dia Mundial do Desporto Olímpico e também o Dia do Atleta Olímpico. Muitas vezes, a imagem por parte do grande público está relacionada a troféus e medalhas. Contudo, quem se envolve diretamente no universo do esporte, principalmente no Brasil, sabe quantos são os desafios que os atletas precisam superar a cada dia e durante décadas para conseguirem alcançar os seus objetivos.

A vitória é importante porque consagra todo o esforço empenhado, mas é na trajetória esportiva que crianças, homens e mulheres mostram e exercem os verdadeiros valores olímpicos: a amizade, o respeito e a excelência.

A prática esportiva é antes de tudo uma interação sociocultural. Nos esportes coletivos, a importância do trabalho em equipe e o compromisso de cada integrante é essencial para a competitividade do time. Isso não é diferente nos esportes considerados individuais, pois, o resultado do atleta também tem as digitais de membros da comissão técnica e de profissionais de diversas áreas, como saúde, administração, tecnologia da informação, comunicação, entre outras. Assim, a cooperação e a amizade sempre estão presentes em uma trajetória vitoriosa.

A partir disso, tem evidência outro valor olímpico: o respeito por si próprio, pelas regras, pelo corpo, pelo esporte, pelo meio ambiente e, claro, pelas pessoas. O campeão não é aquele que consegue o resultado a qualquer custo, mas sim aquele que se sobressai com honestidade e empatia com o próximo. Por isso, um verdadeiro campeão não fica restrito ao seu desempenho na quadra, na piscina, no tatame, na pista ou na arena. O verdadeiro atleta, olímpico ou não, é aquele que também é exemplo como cidadão.

Portanto, o terceiro valor olímpico, a excelência, não é um objetivo dos atletas de alto rendimento, mas sim uma consequência de todo o seu trabalho ao longo de anos ou décadas. Eles que não se permitiram desistir, muito pelo contrário, sempre buscam imprimir o seu melhor.

Além do esforço físico, mental e emocional desprendido durante os treinamentos e competições, nossos esportistas enfrentam vários outros desafios no cotidiano. Afinal, o investimento e o apoio a grande parte das modalidades ainda estão aquém do ideal. Ainda assim, brasileiras e brasileiros seguem honrando o País ao redor do mundo.

Trabalhando há mais de uma década em conjunto com atletas, gestores e dirigentes de entidades, a equipe da Bigmidia é testemunha do esforço de todos em prol do esporte olímpico nacional.

Sabemos que a tecnologia pode facilitar o desenvolvimento das modalidades em todos os estágios. Assim, a Bigmidia tem como missão tornar as inovações tecnológicas cada vez mais acessíveis ao maior número possível de praticantes, atletas amadores, atletas profissionais e também dos fãs e torcedores.

Hoje, o Sistema de Gestão Esportiva (SGE) já contribui com importantes projetos envolvendo cerca de 20 mil entidades, entre confederações, federações, ligas, clubes e associações. São mais de mais de 400 mil desportistas sendo impactados positivamente pelas nossas soluções que modernizam os procedimentos burocráticos, facilitam a captação de recursos, tornam mais acessíveis as competições e cursos de capacitação, proporcionam mais visibilidade aos competidores e estabelecem novas formas de interação entre a comunidade esportiva. 

Neste Dia do Atleta Olímpico, nós da Bigmidia reafirmamos o compromisso de sempre estar lado a lado daqueles que trabalham em prol do desporto brasileiro. Aproveitamos ainda para agradecer a cada criança, adolescente, jovem, mulher e homem que carrega em si os valores olímpicos e os propaga em nossa sociedade. Nosso muito obrigado a todos os atletas brasileiros!

Daniel Carvalho

Sócio da Bigmidia

Daniel Carvalho é gestor da Bigmidia há 13 anos. Com formação em desenvolvimento de sistemas e informática gerencial, possui mais de 16 anos de experiência na área de gestão e desenvolvimento de softwares para entidades esportivas. Já contribuiu na realização de competições nacionais e internacionais. Também ministra cursos de capacitação para utilização dos sistemas usados por federações e confederações do desporto brasileiro.

Leave a Comment