Computador com o sistema de controle de lesões na tela. Ao fundo, um atleta contundido com a mão no joelho

Controle de lesões do Sistema de Gestão Esportiva aprimora o planejamento esportivo

O controle de lesões do Sistema de Gestão Esportiva (SGE) é a mais nova ferramenta que contribui para o planejamento esportivo por parte das comissões técnicas e entidades. A solução desenvolvida pela Bigmidia permite registrar as lesões e os tratamentos realizados ao longo das carreiras dos atletas. Esses dados são fundamentais, pois podem ser usados para nortear a intensidade dos treinamentos, as adequações dos movimentos e ainda ajuda a prevenir futuras lesões.

No esporte de alto rendimento, o planejamento esportivo é essencial para a evolução das performances e para a conquista de resultados. Por isso, a gestão de dados tem se tornado cada vez mais importante, principalmente quando envolve questões biológicas dos atletas.

A possibilidade de o atleta e da comissão técnica terem o registro do histórico de lesões viabiliza a busca por métodos de prevenção e, em casos extremos, permite o acesso a mais informações para a tomada de decisão sobre qual o tratamento mais adequado.

Para ajudar a comunidade esportiva nesse ponto, a Bigmidia desenvolveu a nova funcionalidade de controle de lesões para o Sistema de Gestão Esportiva. “Esse registro é muito importante e precisa ser gerenciado com muita responsabilidade e segurança. Por isso, estruturamos essa aplicação que garante a integralidade dos dados e o acesso restrito a apenas usuários autorizados”, ressalta o sócio da Bigmidia Daniel Carvalho.

Por meio dessa funcionalidade do SGE, o gestor pode incluir o nome do atleta, data da lesão, previsão de retorno e data do retorno efetivo. Também é possível cadastrar o código da classificação internacional de doenças (CID), categorizar o tipo de lesão, relatar o protocolo de tratamento e sinalizar se houve necessidade de afastamento dos treinos, entre outros campos.

“O sistema de controle pode ser formatado conforme a necessidade de cada entidade e modalidade. Dessa forma, podem ser incluídos ou excluídos novos campos e classificações, tudo em um ambiente protegido”, complementa o também sócio da Bigmidia Zac Zappellini.

Algumas entidades já estão com a ferramenta à disposição e se organizam para utilizar essa nova solução.

Veja alguns dos benefícios do controle de lesões do Sistema de Gestão Esportiva:

  • Histórico do atleta
  • Relatórios sobre quantidade e tempo de afastamento
  • Relatórios sobre lesões mais recorrentes
  • Dados para estruturar treinos e evitar novas lesões
  • Elementos para possíveis adequações nos movimentos e na técnica do atleta
  • Dados para elaboração de cronograma de avaliações e exames periódicos
  • Base de informações para ajudar na tomada de decisão acerca de tratamentos

A ferramenta de controle de lesões do SGE também pode ser muito útil para federações, confederações e ligas. A partir do banco de dados, essas entidades podem fazer um amplo diagnóstico das lesões em suas modalidades e estruturar programas específicos visando ao bem-estar dos praticantes.

“Ao identificar as lesões mais comuns, as entidades podem fomentar novas práticas e até incentivar pesquisas no meio acadêmico. Essa nova funcionalidade do SGE pode contribuir para redução dos riscos envolvidos cada esporte”, complementa Daniel Carvalho.

O SGE da Bigmidia tem as soluções certas para a sua modalidade

O Sistema de Gestão Esportiva é uma plataforma completa para clubes, federações, confederações e ligas. A tecnologia permite a automatização de vários processos, resultando em eficiência e em economia de tempo, custo e recursos humanos.

As soluções do SGE também facilitam as interações entre todos da comunidade esportiva e novas funcionalidades podem ser formatadas conforme às necessidades específicas de cada entidade.  

Entre em contato agora pelo (31) 3789-2322, pelo e-mail [email protected] ou clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp para saber tudo sobre o SGE. A Bigmidia possui mais de 12 anos de experiência e está preparada para contribuir com a expansão dos projetos da sua entidade.

Leave a Comment