No dia 7 de junho, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) elegeu os novos membros de seu Comitê de Ética por meio da ferramenta de votação online da Bigmidia. A tecnologia garantiu a transparência, a lisura, a segurança, o sigilo, a agilidade e a confiabilidade no processo, além de oferecer aos eleitores comodidade e praticidade.

Essa é a primeira vez que a CBV utiliza a ferramenta da Bigmidia, uma solução que está contemplada no Sistema de Gestão Esportiva (SGE). De acordo com o sócio da Bigmidia Daniel Carvalho, todo o processo transcorreu conforme o previsto.

“Nós customizamos a ferramenta conforme os parâmetros do regulamento eleitoral e as necessidades dos profissionais e gestores da entidade. Dias antes da votação, realizamos treinamentos e fizemos uma prova de conceito. Já durante o pleito, a nossa equipe ofereceu todo o suporte para a Comissão Eleitoral e para os eleitores. O feedback que tivemos foi muito bom e esperamos ampliar essa parceria para outras iniciativas”, ressalta Daniel Carvalho.

O Comitê de Ética da CBV é o responsável por definir as diretrizes de conduta da entidade e de seus agentes, bem como investigar e julgar denúncias sobre atos que não condizem com os princípios estabelecidos. Participaram da votação 29 eleitores previamente credenciados, que escolheram os cinco membros para o Comitê: Jorge Henrique Macedo Oliveira, Letícia de Faria Sardas, Sandra Lima, Sebastião Zaiden e Vicente Felix Correia.

Processo eleitoral na Confederação Brasileira de Voleibol

Após reuniões de alinhamento com representantes da CBV, a equipe da Bigmidia formatou o sistema de cadastro de eleitores aptos, assegurando a participação exclusiva de indivíduos autorizados. Para isso, os eleitores enviaram digitalmente documentações comprobatórias e fotos no estilo selfie de modo a possibilitar a verificação manual de autenticidade dos votantes. Isso conferiu   maior segurança e impossibilitou fraudes.

A confidencialidade do pleito foi uma preocupação constante. Os dados de eleitor e os votos foram armazenados separadamente, garantindo o sigilo. Por meio de um código e de uma infraestrutura robusta, a plataforma também garantiu a confiabilidade, oferecendo até mesmo a possibilidade de auditorias judiciais externas, caso necessário.

Assim que terminou o prazo de votação, a plataforma da Bigmidia disponibilizou os relatórios de resultados. Essa agilidade permitiu que a CBV compartilhasse de forma imediata os resultados com os interessados, promovendo a transparência e demonstrando o compromisso da entidade em conduzir um processo eleitoral justo e eficiente.

Conheça as vantagens da ferramenta de votação online da Bigmidia para a sua entidade esportiva

  • Economia de custos: Com a ferramenta de votação online do Sistema de Gestão Esportiva da Bigmidia, as entidades eliminam os custos relacionados à impressão de cédulas, ao envio de documentos por correio, ao deslocamento e hospedagem, ao pagamento de diárias, entre outras. Isso permite o remanejamento dos recursos financeiros economizados para outras áreas estratégicas, promovendo o crescimento e desenvolvimento das modalidades.
  • Acessibilidade e conveniência: A possibilidade de votar a qualquer hora do período determinado e de qualquer lugar é também um diferencial, pois permite que dirigentes possam participar das eleições sem ter que remanejar compromissos da agenda ou até mesmo ter a necessidade de cancelar reuniões importantes. Outro benefício é o aumento significativo da participação dos eleitores, tornando o processo mais inclusivo e democrático.
  • Eficiência e agilidade: Com a votação online, a contagem dos votos é automatizada, gerando os resultados instantaneamente após o encerramento da votação.
  • Segurança, integridade, rastreabilidade e transparência: A segurança dos votos é uma preocupação primordial em qualquer processo de votação. Com o sistema de votação online, a integridade dos votos é garantida por meio de criptografia e soluções avançadas de segurança. Desse modo, a ferramenta impede adulterações e garante o sigilo. Além disso, o SGE da Bigmidia registra todas as atividades relacionadas à votação, criando um histórico detalhado que pode ser auditado posteriormente, caso seja necessário.
  • Customização e flexibilidade: Cada entidade esportiva possui diretrizes e normas específicas em relação aos processos eleitorais, por isso a equipe da Bigmidia realiza toda a customização da ferramenta de votação online, inclusive realizando testes prévios, treinando os responsáveis pela realização do pleito e até mesmo os eleitores.

A Bigmidia é referência em eleições online para entidades esportivas

Além da CBV, outras entidades já utilizam e confiam no SGE da Bigmidia para realizar as suas eleições, entre elas estão a Confederação Brasileira de Atletismo, a Confederação Brasileira de Canoagem, a Confederação Brasileira de Surf, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, a Confederação Brasileira de Handebol e a Associação Nacional de Desporto para Deficientes.

Qualquer confederação, federação, liga, associação ou clube pode implementar um sistema moderno e seguro de votação online. Entre em contato com a Bigmidia pelo (31) 3789-2322, pelo e-mail [email protected] ou clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp. Estamos prontos para construir uma solução adequada para a sua entidade!

Imagem de Freepik

Leave a Comment