Confederação de Atletismo realiza eleições pelo SGE da Bigmidia

A Confederação Brasileira de Atletismo realiza eleições pelo SGE da Bigmidia neste final de semana, nos dias 8 e 9 de maio. O pleito utiliza a funcionalidade de votação online do Sistema de Gestão Esportiva e vai definir os integrantes da Comissão de Atletas e também os representantes de treinadores e de árbitros que estarão aptos a participar das assembleias gerais da CBAt que venham a ser realizadas até março de 2025. Ao todo, os três colégios eleitorais reúnem quase 10 mil membros.

De acordo com o sócio da Bigmidia, Zac Zappellini, cada vez mais entidades estão incorporando a votação online nos seus procedimentos devido à confiabilidade da plataforma. “Com essa solução do SGE, as confederações, federações, ligas e clubes pode realizar eleições de forma prática e segura. Todos os eleitores são previamente cadastrados e validados conforme as regras dos editais. A votação também é bem simples e garante toda a segurança dos dados”, afirma.

O pleito da CBAt tem como premissa a equidade entre os gêneros. A Comissão de Atletas possui nove integrantes, sendo um membro mais votado, quatro mulheres mais votadas e quatro homens mais voltados. Também serão eleitos dois representantes de treinadores, sendo uma do sexo feminino e outro do masculino. A eleição definirá ainda uma árbitra e um árbitro para serem representantes da categoria.

Conselho técnico do atletismo também terá eleições pelo SGE

Além da escolha dos representantes para as assembleias gerais da Confederação Brasileira de Atletismo, o SGE vai viabilizar as eleições para os representantes no Conselho Técnico da CBAt. Novamente, serão dois representantes de árbitros e de treinadores, como o mesmo critério de equidade entre os gêneros. Nesse colegiado, também está prevista a participação de um representante de clubes ou associações de práticas do atletismo. São aproximadamente 600 clubes aptos a votar.  

Para o também sócio da Bigmidia Daniel Carvalho, o sistema também gera mais economia e possibilita uma maior participação dos que fazem parte da entidade. “Como a eleição ocorre de forma remota, eleitores podem votar de qualquer parte do planeta. Neste período de pandemia, quanto menos deslocamentos melhor para as pessoas e para a saúde pública. Outro benefício é que os federados que estão em competições pelo Brasil ou no exterior têm o seu direito garantido de poder escolher os seus representantes. Dessa forma, a entidade torna-se ainda mais transparente”, afirma.

Essa é a segunda vez que a Confederação Brasileira de Atletismo realiza eleições pelo SGE da Bigmidia. A primeira ocorreu no início do ano e definiu o Conselho de Administração da entidade.

SGE garante praticidade em eleições de entidade de atletas com deficiência  

Outra entidade que vai realizar eleições pelo SGE da Bigmidia é a Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande). O pleito será no dia 15 de maio e os membros vão escolher a composição da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo.

“A Ande já realizou uma votação para alteração do seu estatuto por meio do SGE. Na ocasião, os eleitores conseguiram operar a plataforma e emitir seu voto com tranquilidade. Com certeza, a eleição online garante ainda mais acessibilidade e praticidade às pessoas com deficiência”, destaca Daniel Carvalho.

A Ande contempla as seguintes modalidades:

  • Futebol de 7 para atletas com paralisia cerebral
  • Race Running ou Petra, que é uma corrida com equipamento para pessoas com paralisia cerebral
  • Bocha, que pode ser praticada por pessoas com paralisia cerebral ou com outras deficiências com grau severo de comprometimento motor e/ou múltiplo

A Bigmidia é referência em eleições online para entidades esportivas

Além da CBAt e da Ande, a Confederação Brasileira de Canoagem, a Confederação Brasileira de Surf, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e a Confederação Brasileira de Handebol são alguns exemplos de entidades que também já utilizam o SGE da Bigmidia em suas eleições.

Qualquer confederação, federação, liga, associação ou clube pode implementar um sistema moderno e seguro de votação online. Entre em contato com a Bigmidia pelo (31) 3789-2322, pelo e-mail [email protected] ou clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp. Estamos prontos para construir uma solução adequada para a sua entidade!

Leave a Comment