A Bigmidia segue aumentando o leque de soluções em tecnologia disponíveis para o desporto brasileiro. Agora, a ferramenta de súmula eletrônica acaba de ser customizada para o basquete. Além de automatizar os processos fora e dentro das quadras, o software, que funciona on-line e off-line, tem total integração com o Sistema de Gestão Esportiva (SGE), garantido rapidez e praticidade na gestão da informação. A Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC) já está disponibilizando a tecnologia para a sua comunidade.

Há pouco mais de um ano, a CBBC fechou parceria com a Bigmidia para a implantação do SGE. Assim, as suas competições passaram a contar com as tecnologias de inscrições on-line, súmula eletrônica e de publicação de resultados em tempo real no site. De acordo com o tesoureiro da CBBC, Alexandre Lourenço, o ganho de qualidade na gestão das informações é perceptível. Desse modo, ele projeta uma maior evolução nos próximos anos no que se refere à qualidade das competições para atletas, comissões técnicas, dirigentes e fãs do esporte.

“A questão da possibilidade de publicar o ‘minuto a minuto’ e o saldo de cestas no site favorece o engajamento, e os atletas se sentem mais motivados a participar. Isso também movimenta a nossa marca digitalmente”, destaca Alexandre Lourenço.

O software de súmula eletrônica da Bigmidia é uma plataforma que funciona com ou sem internet. Isso possibilita que a tecnologia seja em qualquer lugar e sem risco de interrupção em decorrência da queda no sinal de transmissão de dados.

Antes das competições, os gestores podem fazer a integração com o Sistema de Gestão Esportiva, inserindo os atletas inscritos e escalados para as partidas, os esquemas táticos, as funções e os números de camisa. A partir disso, pode-se fazer a gestão da partida de forma on-line ou off-line, realizando o download dos dados para a máquina do árbitro de mesa. Os profissionais envolvidos no jogo podem inserir os scouts normalmente, pois eles serão sincronizados com o SGE assim que houver conexão com a internet.

Os benefícios da súmula eletrônica também são notórios durante as partidas. Segundo o sócio da Bigmidia Zac Zappellini, o software realiza a geração de caracteres para transmissões de vídeo, possibilitando a veiculação de fotos dos jogadores, informações das equipes e da partida, inserções publicitárias, entre outras.

“Normalmente, a geração desse tipo de conteúdo depende de telões mais modernos e caros. Contudo, nós desenvolvemos uma solução que consegue gerar imagens em telões mais simples de LED ou até mesmo em aparelhos de TV, tornando mais acessíveis as formas de interação com o público presente nas competições. Há ainda o ganho de eficiência nos processos e nos custos. Isso porque, antes eram necessários diversos sistemas e profissionais para operar os programas de súmula, de cronometragem e de transmissão. Com a nossa tecnologia, tudo isso e muito mais é centralizado em um único software cuja operação é simplificada”, explica Zac Zappellini.

Após o término dos jogos, o software de súmula eletrônica permite a impressão do documento e também a assinatura digital por meio de logins específicos para árbitros e representantes das equipes.

Além da CBBC, a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg), a Liga Paulista de Futsal (LPF) e a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) são algumas das entidades de esportes coletivos que também investiram na súmula eletrônica da Bigmidia e estão colhendo bons resultados.

SGE ajuda a mudar realidade do basquete em cadeira de rodas

Neste ciclo olímpico, a Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC) está passando por um processo de modernização. Investimentos têm sido feitos na modelagem das divisões da modalidade e nas formas de realização dos eventos com o intuito de facilitar o acesso às competições. Também nesse sentido, a atual gestão da entidade está focada em atrair mais clubes, apresentando alternativas para a filiação junto à entidade.

Outro objetivo da CBBC é fazer com que as seleções masculina e feminina se classifiquem para os Jogos de Paris, em 2024. “Estamos em um processo de renovação da equipe masculina, mas acreditamos que no Parapan vamos chegar competitivos para garantir uma vaga na Paralimpíada e ter uma boa participação em Paris. No feminino as perspectivas são ainda melhores, com a expectativa de alcançarmos um grande resultado. Essa geração feminina é muito forte e temos um projeto de criar uma seleção permanente em 2023 para intensificar os treinamentos e nos apresentarmos melhor no Parapan e na Paralimpíada”, afirma Alexandre Lourenço.

Para ajudar nessa trajetória, a entidade encontrou no Sistema de Gestão Esportiva (SGE) as soluções para incorporar mais eficiência, controle e assertividade na gestão da modalidade. Antes, as rotinas administrativas e de competições eram realizadas em tabelas de Excel ou documentos de Word e PDF, muitas vezes com armazenamento em unidades físicas ou em espaços na nuvem sem organização ou integração. Com as plataformas da Bigmidia, as informações então integradas, seguras e acessíveis aos gestores.

“Os feedbacks sobre o SGE têm sido positivos. Todos ficam entusiasmados quando temos a oportunidade de mostrar as possibilidades. Fizemos o lançamento do nosso site durante o campeonato da primeira divisão e a interação dele com os dados que estão dentro do sistema foi muito positiva. O site é uma ideia profissional de gestão dessas informações, mas a diretoria também vem trabalhando na qualidade das competições e na administração de forma abrangente”, complementa Alexandre Lourenço.

A súmula eletrônica e o SGE são as soluções que o seu esporte precisa

A ferramenta de súmula eletrônica da Bigmidia e a plataforma do Sistema de Gestão Esportiva (SGE) são as soluções certas para as entidades que desejam incorporar eficiência, economia e interatividade a suas modalidades. Por meio de um ecossistema integrado, a captação e gestão dos scouts individuais e coletivos, a gestão de equipes, a organização de competições e a comunicação com os diversos públicos se dá de forma assertiva.

Se você é gestor de uma confederação, federação, associação, liga ou clube, faça como uma das cerca de 20 mil entidades que já utilizam as tecnologias da Bigmidia. Entre em contato agora pelo (31) 3789-2322, pelo e-mail [email protected] ou clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp. A nossa equipe está pronta para contribuir com o sucesso do seu esporte.

Leave a Comment