O Sistema de Gestão Esportiva (SGE) foi um dos destaques da Reunião Técnica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), que ocorreu juntamente com a Assembleia Geral da entidade, nos dias 8 e 9 de março, em Aracaju, no estado de Sergipe. O evento fez um balanço dos resultados apurados nas ações e nos projetos realizados em 2022, nos quais muitos foram potencializados pela automação e tecnologias incorporadas pela plataforma desenvolvida pela Bigmídia.

O encontro contou com a participação dos diretores da CBG e das federações dos estados, bem como de profissionais envolvidos com as modalidades abrangidas pela Confederação. Um dos tópicos de destaque na programação foi o SGE, cujos resultados, projeções e perspectivas foram apresentados pelo sócio da Bigmídia, Zac Zappellini.

O especialista em tecnologias para entidades esportivas detalhou todo o processo de implementação do Sistema de Gestão Esportiva na CBG e os ganhos de eficiência, produtividade e transparência obtidos por meio da automatização de diversos processos nas rotinas administrativas da Confederação, bem como na realização das competições. A tecnologia está disponível para as federações usarem na gestão do banco de atletas filiados, nos eventos regionais e também nas interações com a comunidade esportiva.

“A plataforma do SGE possui um leque de ferramentas que trazem muito mais praticidade, economia e assertividade para as entidades, com destaque para o cadastro de atletas, sistema de inscrição, soluções de cobranças de anuidades e taxas, entre outras. Também já estamos desenvolvendo a interface para a apuração eletrônica nas provas das modalidades, similar ao que é a súmula eletrônica. Assim, em breve, nas competições da CBG e suas federações, as notas referentes aos movimentos dos atletas serão lançadas pelos árbitros diretamente no sistema que vai parametrizar e gerar o resultado para todos que acompanham a disputa”, reformulou Zac Zappellini.

Durante a Assembleia Geral, os comitês de cada modalidade realizaram uma apresentação sobre as iniciativas desenvolvidas e sobre os indicadores expressivos em competições nacionais e internacionais. Na ocasião, a presidente da CBG, Luciene Resende, destacou que, em 2022, a ginástica brasileira alcançou os melhores resultados da história.

Esse desempenho é consequência do profissionalismo na gestão da Confederação Brasileira de Ginástica e também é reflexo da adoção do Sistema de Gestão Esportiva, que começou a ser implementado em meados de 2021. Com a melhor organização das informações, os dirigentes tiveram um panorama da modalidade no Brasil e mais subsídios para as tomadas de decisões referentes às ações de ordem administrativa e esportiva executadas no ano passado.

A CBG é responsável por desenvolver e promover a ginástica acrobática, ginástica aeróbica, ginástica artística feminina e masculina, ginástica rítmica, ginástica de trampolim e ginástica para todos. Outro esporte que está em processo de incorporação pela entidade é o Parkour, que consiste em ultrapassar obstáculos usando apenas as habilidades do corpo humano, como corrida, salto, escalada, equilíbrio e movimentos acrobáticos. Os parâmetros dessa modalidade também estão sendo incorporados ao SGE.

O SGE disponibilizará novas ferramentas para a ginástica

Além da apuração eletrônica, a equipe da Bigmidia já está trabalhando em outras funcionalidades solicitadas pelos profissionais da área financeira da Confederação Brasileira de Ginástica. A primeira será para a gestão de entrada de notas, incorporando cada etapa do fluxo, desde a inclusão das notas fiscais, passando pela aprovação das despesas, pela quitação até a baixa. A segunda ferramenta é uma customização para fluxo financeiro, com especificidades referentes a entradas e saídas, adiantamentos, emissão de notas, entre outros.

“Um dos principais benefícios dos sistemas de gestão esportiva é a centralização de informações em uma única plataforma, permitindo que os dados sejam organizados e acessíveis a partir de qualquer lugar. Isso proporciona uma redução significativa do tempo gasto em atividades burocráticas, permitindo que os profissionais da Confederação e das federações possam dar mais suporte aos atletas e aos clubes, inclusive com um atendimento mais humanizado”, reforça Zac Zappellini.

O SGE da Bigmidia é a solução em tecnologia que a sua entidade precisa

Gerenciar todos os aspectos do esporte pode ser um verdadeiro desafio para confederações, federações, ligas, associações e clubes. Desde a gestão de atletas e equipes, passando pela organização de eventos até a implementação e acompanhamento de projetos, muitas são as tarefas que precisam ser realizadas com eficiência, rapidez e controle. Para ajudar os dirigentes e profissionais, a Bigmidia desenvolveu o Sistema de Gestão Esportiva (SGE).

A plataforma otimiza e simplifica os processos, gerando economia de tempo e dinheiro, além de melhorar a experiência dos atletas e fãs. Por consequência, os gestores podem se dedicar a tarefas mais importantes, como o desenvolvimento de estratégias para o esporte. Entre em contato agora pelo telefone (31) 3789-2322, pelo e-mail [email protected] ou clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp. A equipe da Bigmidia está pronta para contribuir com seus projetos e com sua entidade ou clube.

Leave a Comment