Imagem de Freepik

Em 23 de junho, comemoramos o Dia do Atleta Olímpico, uma data que, além de exaltar nossos desportistas, também deve ser de posicionamento por uma maior valorização do esporte no País. Se hoje o Brasil se destaca em muitas modalidades, isso é consequência do espírito aguerrido de atletas e dirigentes, pois o nível de investimento realizado por aqui ainda é muito inferior ao que é aportado em outros países. 

Quase todo atleta brasileiro tem como primeiro desafio superar a falta de condições de treinamento e de suporte nas competições iniciais. Muitas vezes, esses permanecem sendo os grandes adversários ao longo de toda a sua trajetória, principalmente nas modalidades menos populares no Brasil. 

Por isso, devemos sempre cobrar um apoio maior por parte do governo e da iniciativa privada, de modo que confederações, federações, associações e clubes possam oferecer uma infraestrutura adequada, inclusive com soluções em tecnologia, para que os atletas possam evoluir e as modalidades alcançarem cada vez mais praticantes. Somente assim conseguiremos resultados mais expressivos nas disputas internacionais. 

Essa atenção é ainda mais importante para aos atletas em formação, que são a base do esporte olímpico e que precisam de assessoramento para alcançarem seu potencial máximo. Isso inclui acesso a treinadores qualificados, nutrição adequada, equipamentos esportivos de qualidade, informações e indicadores de performance, acompanhamento médico e suporte psicológico. 

Nesse contexto, é preciso destacar que a evolução do esporte não está restrita apenas aos aspectos físicos e técnicos, mas também ao uso de tecnologias para aprimorar a gestão das entidades.

Ao otimizar processos e centralizar dados de desempenho dos atletas, histórico de competições, finanças e outras métricas relevantes, é possível tomar decisões mais assertivas na formulação e implementação de ações e projetos de formação. Além disso, a modernização e automatização aumentam a eficiência e transparência nas entidades, facilitando a captação de recursos junto a programas de fomento e patrocinadores.

Uma plataforma como o Sistema de Gestão Esportiva da Bigmidia também traz melhorias na comunicação e a construção coletiva do conhecimento, criando-se na comunidade esportiva um ambiente extremamente favorável para que desportistas atinjam todo o seu potencial e se prepararem de maneira mais eficiente e eficaz para competições de alto nível, como os Jogos Olímpicos.

Por fim, é essencial ressaltar que o apoio e investimento nos atletas olímpicos brasileiros, além de incentivar a formação de novos talentos, também inspira crianças e jovens a praticarem esportes, bem como promove valores como disciplina, trabalho em equipe, respeito e cidadania nas novas gerações. Desse modo, precisamos entender o Dia do Atleta Olímpico como uma data de reafirmação do compromisso de todos com o esporte no Brasil.

Daniel Carvalho

Sócio da Bigmidia

Daniel Carvalho é gestor da Bigmidia há 13 anos. Com formação em desenvolvimento de sistemas e informática gerencial, possui mais de 17 anos de experiência na área de gestão e desenvolvimento de softwares para entidades esportivas. Já contribuiu na realização de competições nacionais e internacionais. Também ministra cursos de capacitação para utilização dos sistemas usados por federações e confederações do desporto brasileiro.

Leave a Comment