Dois jovens em um tatame azul realizando uma apresentação de Taekwondo
Tempo estimado: 02:28 min (488 palavras, 2960 caracteres)

A Bigmidia acaba de desenvolver uma ferramenta que viabiliza a graduação digital no Taekwondo brasileiro. A funcionalidade foi incorporada ao Sistema de Gestão Esportiva (SGE), que é utilizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD). Assim, todo o processo de evolução de faixas, diplomação e certificação dos atletas deixa de ser manual e passa a ser por meio digital, incorporando agilidade e eficiência nos trâmites.

“Um dos desafios desde que a Bigmidia se tornou parceira da CBTKD era tornar mais eficiente os procedimentos inerentes aos exames de faixas dos atletas”, destaca o sócio da Bigmidia Zac Zappellini.

Pelo método antigo, primeiro os atletas faziam o exame para mudar de faixa e somente depois a federação enviava a documentação para a Confederação. Por sua vez, a CBTKD tinha que conferir e validade as informações, inclusive aquelas referentes à banca e aos critérios avaliados.

Agora, com um sistema nacional de exames online, a Confederação já verifica antecipadamente se os procedimentos da graduação de faixa estão em conformidade com os regramentos. Dessa forma, quando o atleta consegue a aprovação, automaticamente ocorre a reclassificação com a nova graduação no cadastro nacional.

A nova ferramenta está em fase de testes. Pelo planejamento, em trinta dias ela passará a ser usada em definitivo pela Confederação e pelas federações. “Agora, todo o processo é automatizado e com mais controle e transparência”, destaca a coordenadora técnica da CBTKD, Natália Falavigna Silva.

Diplomas e certificados digitais com agilidade

Os profissionais das entidades estaduais estão sendo treinados para poderem extrair o máximo da plataforma. Assim, quando todo o sistema estiver implementado, tanto atletas quanto as federações poderão emitir os diplomas e certificados digitalmente direto pela internet.

Para garantir a autenticidade, os documentos emitidos possuem um QR Code. Dessa forma, com um leitor de QR Code no celular, o usuário pode acessar uma página do SGE e conferir a versão original.

“Isso traz muito mais agilidade e confiabilidade. Com o processo de graduação digital no Taekwondo, a diplomação que poderia demorar meses agora sai de forma imediata após a sua aprovação”, destaca o sócio da Bigmidia Daniel Carvalho.

A Bigimidia tem as soluções para a sua modalidade

O Sistema de Gestão Esportiva (SGE) é um software desenvolvido para entidades desportivas que otimiza os processos de gestão e de competição. A plataforma consegue integrar uma série de funcionalidades conforme as especificidades de cada modalidade, e novas soluções estão sempre sendo incorporadas. A equipe especializada da Bigmidia também desenvolve ferramentas e tecnologias personalizadas conforme as demandas de clubes, federações e confederações. 

Entre em contato agora pelo (31) 3789-2322, pelo e-mail [email protected] ou clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp e tire todas as suas dúvidas!